Ipiaú: Câmara de Turismo da Costa do Cacau realizou assembleia ordinária em Ipiaú

 

A prefeita Maria das Graças, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Helvécio Cardoso  e o Diretor de Cultura, Marcelo  Batista, além de outros membros do Governo Municipal de Ipiaú, participaram da  Assembléia Ordinária da Câmara  do Turismo da Costa do Cacau, realizada na tarde dessa sexta-feira, 29, no auditório da Subseção de Ipiaú da Ordem dos Advogados do Brasil. O evento, inédito nesta cidade, também contou com as presenças da Presidente da Governança Costa do Cacau, Maria Aparecida Damacena Aquilar Lima, e da  professora  Santina Gonçalves que  vem  trabalhando  na elaboração de um plano capaz de apresentar as potencialidades do destino turístico local.

Em  pauta  estavam as  potencialidades do turismo em Ipiaú, as quais    foram bem  detalhadas pelo secretário Helvécio Cardoso;  a  questão do derramamento de óleo na  Costa do Cacau ; as formas de como agir em relação à empreendimentos não consolidados, além de discussões internas da Câmara de Turismo da Costa do Cacau. Em sua explanação o Secretário Helvécio Cardoso defendeu a formação da rota do turismo neste município e destacou o aquecimento do comercio e hotelaria ipiaúense com a realização da Festa de São Pedro e outros eventos que atraem  milhares de visitantes. Também disse de equipamentos como a Praça do Cinquentário e a construção da Praça de Eventos, na área do Parque da Cidade.

                                            A FALA DA PREFEITA

Em seu pronunciamento, na abertura da assembleia, a prefeita Maria das Graças citou que em 2005, o então prefeito José Mendonça criou a Secretaria Municipal de Indústria e Comercio, vislumbrando o quanto o turismo é importante para o desenvolvimento socioeconômico do município. Ela  também informou da captação de R$ 370 mil, oriundos do Ministério do Turismo, para a obra de requalificação da Praça do Cinquentenário, o que só foi possível  porque a Prefeitura  cumpriu  todas as exigências do Governo Federal e culminou no enquadramento de Ipiaú na “Categoria C”  do  Mapa do Turismo Brasileiro .

A prefeita destacou a importância  de fortalecer as instâncias de governança, melhor divulgar e fomentar  o desenvolvimento do turismo territorial sem perder de vista a sustentabilidade. “Reitero que o município de Ipiaú é parceiro da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, pois entendemos que isto  nos fortalecerá para construirmos  propostas turísticas viáveis  e socialmente responsáveis”, concluiu a gestora. ( José Américo Castro).