Ipiaú: Calor atinge a marca de 40 graus; verão é o mais quente em anos

Os termômetros chegaram atingir a marca de 40 graus esta semana em Ipiaú e região. A temperatura atinge um nível que não é sentido  em Ipiaú há anos.

Alguns leitores do IPIAÚ ONLINE relatam que não se lembram de  uma sensação térmica de calor tão intensa.

O site Climatempo prevê chuvas para este domingo (17). Seria o alívio tão esperado para um prolongado período de intenso calor na microrregião.

A falta de um projeto de arborização adequado na cidade agrava ainda mais o problema. Especialistas apontam que locais com bom nível de plantio de árvores de sombra podem ter temperaturas reduzidas em até quatro graus centígrados.

Outro ponto que também torna a temperatura mais causticante para comerciantes e comerciários é o asfaltamento, uma vez que o piso asfáltico no centro da cidade aumenta ainda mais a sensação térmica.

Com temperaturas tão altas, os médicos indicam cuidados especiais. Confira a lista logo abaixo:

Ipiaú Online

Beber líquidos que contenham sais, com o intuito de repor a quantidade perdida durante a transpiração;

– Usar roupas de cor clara e tecidos leves que permitam que a transpiração seja evaporada e não fique retida no tecido;

-Evitar o uso de bebidas alcoólicas em excesso, assim como de alimentos de difícil digestão, que aumentam a função metabólica, levando o indivíduo a sentir-se mais sonolento e desatento;

– Realizar as atividades físicas de qualquer modalidade nos períodos de menor incidência solar e, conseqüentemente, de menor temperatura ambiente. Essas atividades deverão ser obrigatoriamente moderadas para as pessoas que não estejam condicionadas fisicamente;

Banhar-se sempre (no mar ou na piscina) para diminuição da temperatura corporal, não esquecendo de molhar a cabeça. .