![](https://ipiauonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250211-WA03991-580x324.jpg)
Objetivando sensibilizar os representantes do Poder Legislativo a um engajamento na luta contra a falta de acessibilidade para pessoas surdas e incentivar a construção de políticas públicas inclusivas, a equipe de interpretes de Libras da Câmara Municipal de Ipiaú promoveu na manhã dessa segunda-feira, 11 de fevereiro, uma reunião entre vereadores e membros da comunidade surda desta cidade.
Denominado de Café com Libras, o evento foi muito bem avaliado tendo em vista que os parlamentares adquiriram mais conhecimentos quanto as dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas e se mostraram dispostos a apresentarem propostas de projetos de leis que ampliem a inclusão destas no âmbito municipal.
![](https://ipiauonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250211-WA0400-453x340.jpg)
Durante o café foram citadas as dificuldades que os surdos se deparam em hospitais, unidades de saúde, agencias bancárias, estabelecimentos comerciais e educacionais, órgãos públicos e outros setores de serviços.
Em uma dinâmica aplicada pelas Interpretes de Libras Cristiane Vitorio e Iasmin Carvalho, os vereadores tiveram a oportunidade de simular situações vivenciadas pelos surdos e desse modo entenderam o quanto é necessário a aplicação de políticas públicas inclusivas.
O Presidente da Câmara, vereador Edson Marques, destacou a importância de todos os órgãos públicos , assim como empresas da iniciativa privada, contarem com profissionais capacitados em Libras para atender as pessoas surdas. A mesma opinião foi compartilhada pelos vereadores Beto Costa, Robson Moreira, Danilo, Toni, San de Paulista, Lucas de Vavá e Cristiano.
No próximo mês de março, a Câmara Municipal de Ipiaú inicia um curso de Libras destinado aos servidores da casa, bem como a outros segmentos da população. Detalhes desse evento serão divulgados posteriormente.
José Américo Castro
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias