Ipiaú: Através de parceria, prefeitura traz curso de apicultura a cidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- em parceria com a Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Ipiaú e Associação dos Agricultores Familiares Volta Esperança, está realizando um curso da apicultura para os trabalhadores rurais da região do Bom Sem Farinha. As aulas ministradas pelo instrutor Merivaldo Meira, do Senar/Ba, tiveram início na última segunda-feira, 8, e prosseguem até a próxima sexta-feira, 12.

O evento objetiva contribuir para o aumento de renda e capacitação do produtor em mais uma cadeia produtiva, além da fixação do homem no campo. Nas aulas ministradas em espaço arejado e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, os 15 participantes aprendem desde a biologia e fisiologia das abelhas até as técnicas de colher, processar, armazenar e comercializar o mel. A capacitação também possibilita noções sobre a importância da preservação da florada e do meio ambiente.

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva, disse do empenho da Prefeitura em abrir novas frentes de trabalho e ao mesmo tempo assegurar a preservação ambiental. Ele ressalta que o curso de apicultura alia os dois propósitos pois vê a importância das abelhas não só na produção do mel e seus derivados, mas também como um importante agente polinizador para o equilíbrio da biodiversidade.

José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/Dircom