Ipiaú: Atividades da Secretaria de Educação estimulam desenvolvimento de virtudes morais

 

Consciente de que a escola tem a missão de preparar o aluno para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ipiaú, vem investindo em projetos interdisciplinares com conteúdos que estimulem valores como solidariedade, ética, justiça, sociabilidade, etc. Dentro desta metodologia de temas transversais, foram trabalhados, neste mês de julho, em algumas unidades da educação infantil, assuntos referentes à amizade, cortesia, família, paz e conciliação.

As Creches e Pré-Escolas do município ainda comemoraram a Semana do Amigo, mostrando aos educandos que “amizade se constrói na convivência e nas ações do dia-a-dia. Nessa temporada, também estimulou o hábito da leitura. Objetivando a valorização do pessoal da terceira idade, de maneira especial àqueles que se encontram no âmbito familiar, as unidades escolares de Educação Infantil, comemoraram na data de 26 de julho, “O Dia dos Avós”. Na oportunidade foram realizadas algumas atividades de interação entre os avós e as crianças nas escolas. Concluindo a programação, foi oferecido um chá aos participantes.

DIA DA PAZ E DA CONCILIAÇÃO
Visando atender à Lei Municipal que institui a data de 22 de julho como “Dia da Paz e Conciliação”, a Secretaria de Educação e Cultura solicitou a todas as unidades escolares que implementassem, em seus projetos pedagógicos e planejamentos, discussões e ações junto aos seus alunos e comunidade escolar acerca desta temática, sem viés político e/ou, religioso, mas sim, como tema universal. A proposta visa estabelecer uma alternativa para a sociedade, e principalmente aos jovens, procurando contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz e conciliação. A busca é por um estado de justiça e felicidade coletiva. A data é uma oportunidade para conscientização da população, pois o tema é de importância social, econômica, educativa e espiritual.

PROJETO DE LEITURA E MATEMÁTICA PRAZEROSA
A equipe da Escola Municipal Leovícia Andrade, esteve focada no tema: “A leitura como direito à aprendizagem e a Matemática em nossa vida”. O projeto enfocou a leitura como ponto inicial para a construção do pensamento lógico, pois um dos grandes desafios dos professores é ensinar, não só decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler e desenvolver habilidades e competências na utilização de sistemas numéricos e na capacidade de raciocínio lógico, mostrando aos educandos que a matemática pode ser tão prazerosa quanto necessária.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Outra realização da Secretaria de Educação e Cultura, foi um curso de capacitação para cerca de 30 estagiários que atuam como cuidadores do sistema municipal de ensino na perspectiva da educação inclusiva. A atividade, na Escola Pastor Paulo contou com a orientação pisopedagógica das especialistas Shirlene Gomes e Maricelma Solange. A educação inclusiva é essencial na formação e construção do caráter do indivíduo ainda na infância. As orientadoras mostraram como o cuidador pode intermediar e facilitar a vida de um aluno com necessidade especial.

José Américo Castro / Dircom Prefeitura