A retomada do comércio de Ipiaú, após 71 dias de fechamento, trouxe alegria e esperança ao mesmo tempo em que trouxe a preocupação com a aglomeração de clientes no centro da cidade.
A Prefeitura Municipal de Ipiaú tem mantido rígida fiscalização, com a contratação de mais 30 fiscais para atuarem na orientação de comerciantes e autuação no descumprimento das regras estabelecidas.
Os comerciantes por sua vez, na grande maioria, tem se esforçado para manter seus estabelecimentos o mais distante possível da linha de contágio.
O único fator que escapa a qualquer previsão é o comportamento da clientela. Mesmo com todas as advertências e campanhas, muitos ainda foram ao comércio sem usar máscaras ou descumprindo o distanciamento, incorrendo no erro das aglomerações.
Algumas cenas vistas no primeiro dia de reabertura causam o temor da possibilidade de aumento de novos casos de covid-19, especialmente em uma cidade que caminha para os trezentos diagnosticados no total, entre ativos e curados.
Os próximos dias serão vitais para que saibamos se as medidas de proteção em saúde implementadas nas lojas darão resultados.
Se der certo, o projeto de reabertura de Ipiaú poderá se tornar um exemplo para a Bahia.
É uma questão que a classe comercial observa com grande ansiedade, especialmente lembrando de recentes experiências negativas em cidades como Feira de Santana e Jequié.
Para evitar a repetição do mesmo cenário, a conscientização de todos, inclusive da clientela, ainda é a melhor opção.
Celso Rommel / Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias