O INSS está reforçando a análise de atestados médicos enviados pela internet para pedidos de benefício por incapacidade temporária. Uma ferramenta de inteligência artificial, desenvolvida pela Dataprev, está sendo testada por 30 dias para identificar possíveis tentativas de fraude.
A ferramenta cruza dados cadastrais de médicos com as informações nos atestados para identificar inconsistências. As informações verificadas incluem o número de registro no CRM, a especialidade, o local de trabalho, o IP do computador de envio do atestado, e o nome e a assinatura do profissional.
O desenvolvimento da ferramenta foi motivado pela identificação de irregularidades em documentos protocolados no Atestmed, através do aplicativo Meu INSS. A Polícia Federal está investigando a situação. Em verificações manuais, foram identificados quatro padrões de letras diferentes no uso do mesmo carimbo que atesta a assinatura do médico.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, informou que os testes no sistema de IA começaram na segunda-feira (15.). Ele acredita que em 20 ou 30 dias já poderão apresentar bons resultado
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias