Horário de verão: Aprenda a ajustar o horário automático em aparelhos Android e iOS

sony_informe_3

Ai você acorda no domingo pela manhã totalmente perdido… O relógio do meu celular e do meu computador está no horário normal ou no Horário de Verão?

A dica é, acesse esse link e você saberá a HORA OFICIAL DE BRASÍLIA, que estará no Horário Brasileiro de Verão. Se seu celular ou computador estiver marcando o mesmo horário, você deve atrasar o seu relógio em 1 hora. Veja abaixo como:

O horário de verão começa oficialmente neste domingo (15) e atinge alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

No estado da Bahia e em outros estados da região Nordeste a hora não muda, e não é preciso adiantar o relógio em uma hora.

Entretanto, alguns celulares já vêm programados de fábrica para se ajustar ao Horário de Verão. E alguns usuários relataram que, mesmo alterando as configurações, o relógio continua com uma hora a mais.

SEM DESESPERO

Nas configurações de hora e data de alguns aparelhos Android, não é possível alterar a hora, mesmo desativando a função de receber data e hora fornecidas pela rede. Alguns usuários afirmam que mesmo alterando a função, o horário continua alterado. Porém, nós encontramos uma solução para que você não se confunda quando precisa ver que horas são.

Vale salientar que as configurações feitas aqui, foram realizadas em aparelhos da Motorola como o Moto X Play e o Moto G 2015. Caso você possua aparelhos de outra marca, verifique se as configurações são parecidas.

HORÁRIO DA ARGENTINA NO ANDROID

Como o único horário fornecido para que o nosso relógio esteja ajustado é o do horário de Brasília, vamos selecionar o fuso horário da Argentina, que é o “GMT -03:00” ou seja, o mesmo do nosso país sem o horário de verão. Antes de fazer a alteração, desmarque as caixas “Data e Hora Automáticas” e “Fuso horário automático”.

Passo 1. (Foto: PMU)

Screenshot_2015-10-18-00-34-54-300x260
Passo 2. (Foto: PMU)

Já no iOS, a coisa é mais maleável. Você pode alterar o fuso horário local indo em “Ajustes”, logo após “Geral” e “Data e Hora”. Aí, é só digitar o nome do fuso que você deseja que seu aparelho possua. No nosso caso, selecionamos o horário de Recife, onde não há horário de verão.

Passo 1. (Foto: PMU)
Passo 1. (Foto: PMU)

 

Passo 2. (Foto: PMU)
Passo 2. (Foto: PMU)

Feito isso, seu relógio estará com o horário normalizado. Lembre-se de fazer a alterações reversas quando o horário de verão terminar, em Fevereiro de 2018.

Tech Tudo / Ipiaú On Line