Governo estadual e municípios buscam facilidades para que merenda escolar absorva mais produtos da agricultura familiar


Com o objetivo de fomentar a aquisição dos produtos da merenda escolar junto aos produtores da agricultura familiar, o Governo do Estado promoveu na manhã da última quinta-feira, 3, no auditório do Núcleo Territorial de Educação (NTE 22) , em Jequié, uma reunião com o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Território Médio Rio das Contas.

O evento foi articulado pelo secretário estadual de educação, Gerônimo Rodrigues, com apoio do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, e terá continuidade com uma reunião envolvendo gestores da educação territorial, além de outras ações que resultem no cumprimento da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.

A referida lei determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.

Durante a reunião, o Diretor Regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeronimo Souza dos Santos, e a Diretora do NTE 22, Thaisa de Farias Pereira, indicaram os meios que o estado e os municípios podem propiciarem para facilitar aos agricultores familiares a venda dos seus produtos para a merenda escolar.

INDICAÇÃO
A indicação ao secretário Gerônimo Rodrigues no sentido de que fosse organizado um planejamento de incentivo à produção da agricultura familiar para a compra institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Penae), foi apresentada pelo Presidente do Fórum de Secretários de Agricultura e Meio Ambiente do Território do Médio Rio das Contas, Poleandro Silva.

Durante a reunião no NTE 22, ele apresentou as devidas argumentações em favor desse pleito e destacou que este encontro da alimentação escolar com a agricultura familiar permitirá que alimentos saudáveis e com vínculo regional possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública.

Além de Poleandro, secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, marcaram presença no encontro em Jequié os secretários de Agricultura dos municípios de Jitaúna (Edvaldo Peixoto), Dário Meira (Tania Cristina Ramos), Barra do Rocha (Paulo Silva), Almir Nunes (Manoel Vitorino) e o representante da Secretaria de Agricultura de Gongogí, Salmo Macário.

Também estavam presentes: Anderson Spinola Santos (Coordenador da Bahiater), Valdir Tavares (Coordenador do território do Médio Rio das Contas), Marivaldo Justiniano (Vice Coordenador Territorial) e Claudine Santos (Agente de Desenvolvimento Territorial).

José Américo Castro ( Ascon-Prefeitura de Ipiaú)