Governo do Pará decreta lockdown após identificação de variante do coronavírus

 

Duas regiões do Pará, Baixo Amazonas e Calha do Norte, entrarão em lockdown após a identificação de dois casos da variante da Covid-19 detectada no município de Santarém.

A medida começa a valer já na madrugada de domingo para segunda-feira (1º). A região faz divisa com o estado do Amazonas, que vive colapso no sistema de Saúde.

A nova variante foi detectada inicialmente em Manaus e se tornou predominante no estado. Autoridades sanitárias e especialistas afirmam que ela foi a grande responsável pela explosão da doença por causa do maior índice de transmissão.

“Pessoal, estamos mudando o bandeiramento da região do Baixo Amazonas e Calha Norte para preto, o que significa lockdown para apenas essa região”, escreveu o governador Helder Barbalho, no Twitter.

“Foi identificada a presença da nova cepa do coronavírus nesta região, além disto o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de covid nos trazem severas preocupações da capacidade do sistema de atender a todos”, disse.