O governador de Minas Gerais decretou na noite deste sábado situação de emergência em 47 cidades mineiras, que sofrem com as consequências das chuvas, principalmente os municípios que registraram mortes. Na lista, está Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, como Contagem, Betim, Brumadinho, Caeté, Raposas e Nova Lima. (Confira abaixo).
Na prática, isso significa que os municípios ficam dispensados de licitação para tomar medidas para reduzir os impactos das chuvas. Também facilita o recebimento de recursos vindos do governo federal. O prazo de vigência do decreto é de 180 dias.
Também foi decretado luto de três dias em todo o estado. Conforme o último balanço divulgado pela Defesa Civil, 30 pessoas morreram em Minas Gerais por ocorrências relacionadas às fortes chuvas.
Neste domingo (26), Zema vai receber o ministro de Integração Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, para discutir as ações desenvolvidas para prevenção e atuação nas áreas de risco em Minas, devido às fortes chuvas que atingem o estado.
Os dois irão sobrevoar Belo Horizonte, região metropolitana e demais municípios mineiros que estão sendo monitorados pelos órgãos de segurança estadual. Foram convidados, também, para participar os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; de Betim, Vittorio Medioli; de Contagem, Alex de Freitas, de Ibirité, William Parreira; de Sabará, Wander Borges; e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda.
Lista das cidades em que foi decretado situação de emergência:
ABRE CAMPO
ALTO CAPARAÓ
ALTO JEQUITIBÁ
BELO HORIZONTE
BETIM
BRUMADINHO
CAETÉ
CAPARAÓ
CARANGOLA
CATAGUASES
CONGONHAS
CONTAGEM
DIVINO
DORES DO TURVO
ERVÁLIA
ESPERA FELIZ
GUIDOVAL
IBIAÍ
IBIRITÉ
LUIS BURGO
MANHUAÇU
MARIANA
MATEUS LEME
MATIPÓ
MONJOLOS
MURIAÉ
NOVA LIMA
ORIZANIA
PATROCÍNIO DE MURIAÉ
PEDRA BONITA
RAPOSOS
RAUL SOARES
RIBEIRÃO DAS NEVES
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias