Ford paga mais de R$ 2 bilhões à Bahia por fechamento da fábrica em Camaçari

Em razão do fechamento do seu parque industrial em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, a Ford pagará ao governo da Bahia uma indenização de R$ 2,15 bilhões pela indenização, definida em comum acordo entre as partes e o pagamento foi realizado nesta sexta-feira (18). A informação foi confirmada ao Metro1 pelo Governo do estado.

O documento é um termo aditivo ao contrato firmado entre as partes em 2014. No antigo acordo, a empresa se comprometeu a realizar investimentos no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari . Em contrapartida, o governo garantiu a criação de ações de fomento e financiamento de capital de giro. Procurada pelo Metro1, a Ford afirmou através de sua assessoria, que não vai se manifestar sobre o assunto.

Com a decisão da Ford por fechar o complexo em definitivo, estes benefícios foram o parâmetro das negociações para se chegar ao valor da indenização devida pela empresa, acrescido de correção monetária. A saída da montadora do estado foi anunciada em janeiro deste ano, justificada pela crise causada no setor automobilístico pela pandemia.