O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta terça-feira (23) ter expectativa que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) agora possa autorizar o uso de outras vacinas contra a Covid-19 para garantir que haja imunização em massa no país. Ele fez a declaração ao comentar a aprovação do pedido de registro definitivo da vacina da Pfizer/Biontech, anunciada mais cedo pela agência.
Em uma publicação em suas redes sociais, o chefe do Executivo baiano repetiu o tom crítico que adotara para se referir ao que chamou de “burocracia” do órgão diante da “situação dramática” da pandemia.
“Finalmente, a Anvisa concedeu registro definitivo para a vacina da Pfizer. Como eu tenho dito, o órgão não pode dificultar o acesso a novas vacinas diante da maior pandemia dos últimos 100 anos. É inaceitável continuar perdendo vidas humanas para a burocracia”, escreveu o governador.
É a primeira autorização dessa natureza para um imunizante contra o coronavírus no Brasil e em toda a América Latina. A medida permite que a farmacêutica comercialize doses para aplicação em massa em toda a população brasileira. Por enquanto, porém, o laboratório ainda não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde e não há doses disponíveis para aplicação.
“Agora, precisamos que outras vacinas, a exemplo da SputnikV, também sejam autorizadas para garantir a imunização em massa. A situação é dramática. Só a vacina vai garantir nossa vitória contra o #coronavírus”, acrescentou Rui Costa. (bahia.ba)
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias