Festa de aniversário aumenta casos de covid-19 e leva município baiano a decretar lockdown

O prefeito do município de Pintadas, a 258 quilômetros de Salvador, decretou lockdown na cidade, por causa do aumento acentuado de casos de coronavírus. Pintadas, que contabilizava apenas duas pessoas contaminadas no dia 10 de junho, chegou até a última terça-feira (16), data do último levantamento divulgado pela prefeitura da cidade, a 28 casos.

O decreto, publicado na edição de sábado (13) do Diário Oficial, dentre outros pontos, proíbe a circulação de pessoas, exceto em caso justificável, e determina o fechamento total de estabelecimentos comerciais, além da suspensão de atividades bancárias.

As lojas do ramo alimentício, bem como distribuidoras de água e gás, só foram liberadas para abrir em forma de entrega em domicílio, até as 16h.

A medida teve duração de três dias e, na última terça-feira (16), um novo decreto na cidade estabeleceu novas medidas, liberando a reabertura parcial do comércio. Neste caso, passou a ser autorizado o funcionamento de supermercados e mercados, desde que permitida a entrada de um consumidor a cada dez metros quadrados. A circulação de pessoas foi proibida para idosos, crianças, gestantes e pessoas portadoras de comorbidades.

“Decretamos lockdown, fechamos todo comércio no sábado passado. E estamos dando continuidade no lockdown porque precisamos quebrar essa barreira. Tivemos que fazer essas medidas mais duras e chegamos a 28 casos. A gente está sentindo um pouco de mudança. O problema maior é o contato das pessoas. O maior remédio para isso é o isolamento social. Se não fizer isso, não consegue combater o vírus”, diz Batista.

“Lockdown permanece. Fizemos para sete dias e, no domingo (21), a gente vai avaliar”, conclui o prefeito.

O aumento de casos, segundo o prefeito João Batista, conhecido como Batista da Farmácia, se deu por conta de uma festa realizada no final de maio. O prefeito afirma que a festa, que começou na cidade e terminou em uma fazenda, reuniu moradores de Pintadas e de outros municípios da região. Segundo ele, todas as nove pessoas testadas que estavam no evento tiveram diagnóstico positivo para Covid-19.

“Na verdade, tínhamos dois casos, já tinha feito todas as barreiras de contaminação. Só que no dia 29, dia 30, houve concentração de jovens, aniversário e churrasco, desrespeitando nosso decreto. Nesse decreto, é proibido qualquer tipo de aglomeração. E aí esses jovens fizeram essa aglomeração nesse aniversário e houve churrasco. E aí começou esse aumento grande com as pessoas que estavam e de lá para cá tivemos esse aumento grande, que espalhou para os familiares e outras pessoas”, relata Batista.

“Começaram aqui na sede, e a festa se estendeu para a zona rural. Nós testemos nove pessoas e todos deram positivo. Mas a equipe vem trabalhando muito com as pessoas que tiveram contato com esse pessoal. A coisa cresceu assustadoramente”, continua o prefeito.

G1


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh