O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), rechaçou a informação divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de que Feira de Santana tem um dos piores índices de cobertura vacinal da Bahia. De acordo com a gestão municipal, através de um comunicado enviado na tarde deste domingo (30), o dado é “irresponsável”.
“É irresponsável e inverídica a afirmação feita pelo governo do estado sobre a vacinação em Feira de Santana. O município continua fazendo diversos chamamentos para vacinação, através de notícias publicadas no site oficial da prefeitura, nas redes sociais oficiais, carro de som, em rádios, televisão e em sites de notícias. Informações irresponsáveis, desse tipo, desestimulam ainda mais os pais a levarem o filhos aos postos de vacinação”, afirmou Colbert.
Conforme indicou a nota, somente no ano passado, Feira de Santana aplicou mais 700 mil doses de diversas vacinas e desenvolveu várias campanhas de vacinação, em redes sociais, carro de som, televisão, sites e rádios. “No caso da poliomielite, a vigilância epidemiológica realizou, inclusive, ações em parceria com a secretaria municipal de Educação e esteve nas escolas municipais vacinando as crianças. O município atingiu 61,13% da meta, vacinando 19.584 crianças, percentual acima da média registrada na maior parte do Brasil”, argumentou.
O texto ainda alerta para uma queda na média da cobertura vacinal em todo o país, já que, segundo o Ministério da Saúde, o índice de vacinação caiu de 97%, em 2015, para 75% em 2020.
“No caso da Covid, Feira recebeu 1.678.294 e aplicou, até o dia 24 de janeiro desse ano, 1.584.186 doses. O município segue reforçando a divulgação e a importância da vacinação”, acrescentou a prefeitura, alegando também que, houve uma suspensão recente na aplicação da primeira dose contra a doença para crianças de seis meses a 11 anos por conta da falta de abastecimento de imunizantes pelo estado.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias