FATOS ONLINE – Hilduardo Tavares

No IPIAÚ ONLINE, Hilduardo Tavares traça a resenha semanal das coisas que acontecem

Eleições

As eleições desse ano, que serão realizadas dia 15 de novembro, com certeza, terão um formato completamente diferente das anteriores.Sem a possibilidade de comícios, bate papos ou visitas presenciais ao eleitor para evitar aglomerações, os políticos terão que exercer sua criatividade e a grande arma será o contato via redes sociais e o rádio. Quem tiver mais competência para se comunicar com o eleitor levará uma grande vantagem para obter o voto!

Essa eleição que se avizinha terá um grande complicador para os pequenos partidos políticos: sem as coligações partidárias proporcionais, os candidatos que não migraram para um partido forte dificilmente se elegerão pois o coeficiente eleitoral jamais será alcançado, uma exigência da lei eleitoral.

O número de eleitores com direito a voto nessas próximas eleições em Ipiaú é de 30.500, mantendo uma estabilidade dos últimos pleitos eleitorais. .com certeza, a obrigatoriedade da biometria diminuiu o número de eleitores..para esse ano o TSE estuda a possibilidade da não exigência da votação por biometria, como também a prorrogação do horário de votação e claro, serão tomadas todas as medidas sanitárias para prevenir o Covid 19.


Notícias de Brasília

  • Lançado em Brasília pelo Governo Federal, o programa Pro Brasil tem duas vertentes: ORDEM: Estabilização do cenário sócio econômico pós pandemia e PROGRESSO: Investimentos maciços na Infraestrutura do país através de recursos públicos e privados..se tudo caminhar como o previsto, serão gerados milhões de empregos para os brasileiros!
  • O país comemora grandes vitórias sobre o crime organizado: muitas toneladas de drogas, contrabando e armas apreendidas,sobretudo, pela ação da polícia Rodoviária nas estradas federais..estima-se quase 01 bilhão de dólares de prejuízo para a bandidagem.
  • Os presidentes da Câmara – Rodrigo Maia e do Senado – Davi Alcolumbre, estão articulando nos bastidores do Congresso Nacional uma possível reeleição, o que é proibida pelo regimento interno de ambas as casas, no entanto, buscam arregimentar apoios para tentarem mudar a legislação. .a volúpia dessa gente pelo poder não tem limites!

 

Entrevista com Dr Valnei Pestana – Médico e Produtor Rural

HT: Como esta pandemia afetou os produtores de cacau e chocolate de nossa região?

Valnei: A pandemia afetou o cacau e chocolate a partir do momento que diminuiu a circulação das pessoas, nas areas mais diversas que não se movimentam, e só consome o essencial além da inexistência de eventos, e festas afetando toda a cadeia produtiva como tambem toda a comercializacao do chocolate fazendo com que os pequenos produtores parem de produzir e as grandes fabricas diminuam bastante sua produção. A queda da demanda pode ultrapassar os 20% Interessante ressaltar que o chocolate pelo seu poder oxidante e anti inflamatório deveria aumentar seu consumo nesta pandemia. Um fato positivo a registrar é que agora estamos podendo nos reunir virtualmente com pessoas de todo o Brasil e discutir os principais temas para implementar futuras ações no Agro negócio cacau. Outro fato importante é que os produtores tem tido mais tempo para cuidar de suas fazendas.

HT: A regiao se ressente da falta de credito, Assistencia Tecnica, mão de obra e com uma baixa remuneração do preço do cacau..como equacionar essas questões?

Valnei: Sobre o crédito nós temos hoje o Prodeter voltado para o financiamento do cacau que beneficiará 100 produtores de Ipiaú, Jequié e Jitaúna. O Brasil também tem hoje linhas de crédito para o cacau e o produtor tem que ir ao banco e procurar a carteira agrícola do banco.

Um problema é a dívida antiga dos produtores que não permitem aos devedores ter acesso a novos empréstimos e apesar de várias tratativas com o Governo Federal ainda não há uma solução para equacionar essas dívidas e o Plano Safra não atende a esses produtores inadimplentes.

A Assistência técnica, tem que ser reformatada. Ainda não está definido pelo governo o papel da Ceplac, que hoje está pausada sem atuação. Não sabemos se a Ceplac vai ficar só com a pesquisa .está muito indefinido estas questões .nós temos a FAEB , que já sinalizou e tem contratado tecnicos para atender aos produtores como tambem o SENAR e o Governo do Estado para o pequeno agricultor mas ainda não tem nada definido..

A Assistência técnica antecede o crédito. Aqueles que podem da iniciativa privada é que tem realizado com seus próprios recursos essa Assistência Técnica para não ficar totalmente desassistido. Sobre a remuneração do cacau um dos maiores problemas é a dificuldade que temos de nos associarmos coletivamente em Cooperativas. Temos que modificar nossa atuacao produzindo um cacau de melhor qualidade e hoje produtores de chocolate de São Paulo já tem escritórios aqui e remuneram melhor pagando ágio de 70% até 100% ao nosso produto.

Você envia o cacau ao CIC e, se for de excelência, você tem um preço melhor, realizando uma venda direta.Também temos a plataforma do leilão do cacau que você pode vender qualquer quantidade. Você fotografa, coloca no site seu cadastro e pode comercializar com um preço melhor. Hoje temos o Agro Br que é um programa do CNA que vem fornecendo pessoas especializadas para dar suporte aos produtores ..a idéia é qualificar a empresa produtora de cacau e seus sub produtos. .você tem que se cadastrar de forma coletiva e o CNA busca compradores até fora do país procurando melhores preços.

Esportes

O Ceará Sporting se sagrou campeão da Copa do Nordeste derrotando o Esporte Clube Bahia por 3 x 1 e 1 x 0, ambos os jogos realizados no Estádio de Pituacu em Salvador. .grande decepção para a a torcida apaixonada do Baheaa aa!

Neste fim de semana começa o Campeonato Brasileiro 2020..o atual campeão é o Clube de Regatas Flamengo , time a ser batido. .Será que algum Clube desbancara a hegemonia do Mengao. .façam suas apostas!


COVID 19

Ipiaú atingiu um índice superior a 90% de curados da Covid 19 e o índice de letalidade de 1. 3% , um dos mais baixos da Bahia. Nestes últimos dias o número de infectados caiu bastante o que reforça a crença que a política de testar o maior número de pessoas na cidade mostra o acerto e competência da Secretaria da município !

Como resposta a uma alternativa a vacina a Farmacêutica americana ELI LILLY testa já em humanos um tratamento experimental com anti corpos que imuniza contra a infecção do Coronavírus . O medicamento, chamado de LY COV 55,5 está sendo testado em 24 mil pessoas.

O Governo Federal editou uma Medida Provisória enviada para o Congresso Nacional com a finalidade de disponibilizar quase 02 bilhões de reais para adquirir 100 milhões de vacinas que estarão sendo produzidas, ainda este ano, pela Universidade de Oxford da Inglaterra..possivelmente, até o final do ano as vacinas já serão disponibilizadas para a população. A Fiocruz firmou acordo com a biofarmaceutica AstraZeneca para a compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina para Covid 19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e também irá produzir a vacina aqui no Brasil. .ótima notícia!

Bola Branca : Para a corrida de solidariedade que se espalhou pelo país através de empresas, Instituições, pessoas físicas e até artistas que participaram de lives, para ajudar e socorrer a população carente atingida diretamente pela pandemia do Coronavírus.

Bola Preta: Para o Governo do Líbano e autoridades portuárias que por extrema irresponsabilidade e incompetência armazenaram, sem qualquer segurança em armazéns do Porto da cidade , 03 toneladas de nitrato de amônia causando a explosão terrível que matou centenas de pessoas, feriu milhares de pessoas e desabrigou mais de 300 mil pessoas.. Beirute, que sempre foi considerada a Paris do Oriente, está parcialmente destroçada com prejuízos humanitários incalculáveis!

“As vezes é preciso mudar certas atitudes para assim enxergar verdades e a beleza da vida”.