Fatos Online com Hilduardo Tavares Edição 17/ 21.11.2020

No IPIAÚ ONLINE, Hilduardo Tavares traça a resenha semanal das coisas que acontecem

Eleições:

Candidatos eleitos para prefeito nas eleições de 15 de novembro na nossa região: Ipiaú – Maria Das Graças (PP) Ibirataia – Ana Cléia (PSD) Barra do Rocha – Doutor José Luís (PDT) Itagibá – Marquinhos (PC do B) Jitaúna – Patrick (PP) Jequié – José Cocá (PP) Aiquara – Delmar (PP) e Ubatã – Tinho (PSB).

Cresceu o número de mulheres participantes como candidatas no pleito de 15 de novembro em todo o Brasil. De acordo com a Justiça Eleitoral, as mulheres representam 33,6% do total de candidaturas superando o índice das três últimas eleições que não passou de 32%. Dados oficiais mostram que 12,2% foram eleitas diferente das eleições de 2016 que o índice foi de 11,57%.

Policiais militares eleitos prefeitos nestas eleições representam um aumento de 39% em relação as eleições de 2016. A quantidade de vereadores eleitos cresceu menos passando de 793 para 807 eleitos.

Flashes da Sessão da Câmara do dia 19.11.2020

Na sessão desta quinta – feira (19) faltaram 03 vereadores: Jean Kleber, Simone Coutinho e San de Paulista. O presidente San tem falta bastante às últimas sessões o que não se justifica, sobretudo ele que é o presidente e tem mais responsabilidade e deve dar exemplo para os outros edis.

Esta sessão foi utilizada pelos edis para agradecimentos dos que foram vitoriosos nas urnas e despedida para os que não obtiveram sucesso nas urnas.

Dois projetos foram apreciados na sessão: o primeiro o crédito suplementar que destina recursos para o combate ao Covid 19, e foi aprovado por unanimidade e o outro um projeto do executivo que extingue o cargo de serviços gerais. Sem aumento de despesa para o erário público. Este projeto ficou para votação final na próxima sessão.

O vereador Cláudio Nascimento alertou sobre a urgência de colocar em votação o projeto do executivo do Orçamento Municipal para 2021 pois só restam três sessões para o recesso da Câmara. Lembrando que enquanto não for votado e aprovado o Orçamento a Câmara não poderá entrar em recesso!

Curtas e Apimentadas:

O vereador Pery de Margarete, foi punido pela população e pelas urnas, obtendo pífios 142 votos.. Perdeu grande parte de seu eleitorado que mostrou a ele quer ser raivoso, ofensivo e agressivo não é atitude de um parlamentar, além disso sua atitude, escancarou que a maioria de seus votos e de sua esposa foram conseguidos na eleição de 2016 com o prestígio político de José Mendonça e Maria das Graças.

Outros três vereadores: Emerson Fit, Lucas do Social e Simone Coutinho que bateram e atacaram sem piedade a gestão atual, foram também rejeitados pelos eleitores.

As duas pesquisas divulgadas por um candidato a prefeito na última semana da eleição foi desmascarada e desmoralizada pelo resultado das urnas.  E agora como fica esse candidato perante a população de Ipiaú?

Notícias do centro do poder – Brasília

Mais de 3000 mil títulos de propriedade rural foram entregues a famílias de assentados da reforma agrária pelo Presidente Jair Bolsonaro na cidade de Flores de Goiás. Com os títulos os produtores rurais podem ter acesso a crédito e políticas públicas do Governo Federal. Foram exatamente 3305 mil famílias beneficiadas. Foram beneficiados 58 assentamentos em todo o Estado de Goiás.

O ex presidente Lula se nega a comentar citações sobre ele no livro escrito pelo ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Disse Barack Obama:” Lula tinha escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa de bilhões”.

O secretário de política econômica, Adolfo Sachsida, afirmou que o emprego crescerá em 2021, puxado pelo Setor de Serviços…O secretário complementou que ainda tem cerca de 110 bilhões para serem injetados na economia por meio do restante do auxílio emergencial e do FGTS.

PIX o novo sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento. Clientes de 734 Instituições aprovadas pelo Banco Central, já podem fazer pagamentos e transferências . A chave PIX previamente cadastrada, pode ser CPF, CNPJ e o e-mail.

Entrevista:

Gil Vicente Tavares, diretor artístico do Teatro NU, Doutor em artes cênicas e Professor de Teatro da Universidade Federal da Bahia(UFBA).

Diretor, dramaturgo, compositor e professor da Escola de Teatro da UFBA. Doutor em artes cênicas, teve sua tese publicada pela EDUFBA com o título a Herança do Absurdo. Sua peça de formatura, Quartett, rendeu-lhe seu primeiro prêmio como revelação, pelo Prêmio COPENE de Teatro, atual BRASKEM.

Profissionalmente, destacam-se trabalhos como a direção de Alzira Power, comemorando os 40 anos de Yumara Rodrigues, o trabalho como um dos roteiristas do filme Cidade Baixa, e como um dos atores do espetáculo Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia.
Em 2006, criou o grupo Teatro NU. Com mais de dez espetáculos realizados, o grupo vem acumulando prêmios e viajando por alguns dos principais festivais de teatro do país. Destacam-se, em sua produção, Sargento Getúlio (2011), Prêmio Braskem de melhor espetáculo e melhor ator; Quarteto (2014), Prêmio Cenym de melhor grupo de teatro, melhor qualidade artística, melhor iluminação, melhor maquiagem e melhor cartaz; SADE (2015), Prêmio Fapex de Teatro, Prêmio Braskem de melhor texto para Gil e Prêmio Cenym de melhor elenco; em 2017, Os pássaros de Copacabana, Prêmio Braskem de melhor direção para Gil, além de melhor ator, e Prêmio Cenym de melhor monólogo; Um Vânia, de Tchekhov, Prêmio Braskem de melhor espetáculo, melhor direção também para Gil, e melhor ator, novamente; e As tentações de Padre Cícero (2018), Prêmio Braskem de melhor texto e melhor direção musical.

Em 2019, dirigiu sua primeira ópera, Lídia de Oxum, de Lindenbergue Cardoso e Ildásio Tavares, com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia, com a qual vem trabalhando na direção de diversos concertos

Gil ainda foi responsável pela direção de diversos eventos, como os 30 anos da Rádio Educadora e os 50 anos do Teatro Castro Alves, com a presença de grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Rumpilezz, Baby do Brasil, Elza Soares, Fafá de Belém, OSBA e Carlinhos Brown, dentre outros.

Com doutorado em artes cênicas, Gil Vicente Tavares é professor efetivo da Escola de Teatro da UFBA desde 2015.

Como compositor, ganhou o III Festival de Música Educadora FM com a canção A viagem de Firmino. Diretor artístico do Teatro NU, é doutor em artes cênicas e professor da Escola de Teatro da UFBA. Seus trabalhos como diretor, dramaturgo e compositor têm recebido reconhecimento local, nacional e internacional, através de festivais, prêmios, eventos e publicações.

HT: Quais foram os grandes influenciadores de sua carreira de dramaturgo e diretor de teatro?

Há sempre os clássicos. Sófocles, Shakespeare, Tchekhov, Brecht, Ionesco, Beckett, além de brasileiros como Dias Gomes, Suassuna. Mas minha dramaturgia também teve muita influência da literatura e do cinema. Kafka e Fellini. Dostoiévski e Bergman. Conrad e Kusturica. Como diretor, puder ter assistido a grandes diretores do país e de fora, como Zé Celso, Peter Brook, Claus Peymann, Gabriel Villela, além de espetáculos marcantes da Companhia de Teatro da UFBA, por exemplo, serviram-me de esteio e referências para minha experiência e visão do teatro. Ter passado pela Escola de Teatro da UFBA foi muito importante, nesse processo, e ter tido orientação e um olhar cuidadoso sobre meu aprendizado, de gente como Ewald Hackler e Harildo Déda, foram fundamentais, também.

HT: Gostaria que você relatasse quais foram os trabalhos mais marcantes de sua trajetória nas artes cênicas?

Minha trajetória ainda é muito curta, mas houve trabalhos que, sem dúvida, impulsionaram ela. A começar pela primeira montagem de Quarteto, de Heiner Müller, minha peça de formatura que me rendeu meu primeiro prêmio. Depois, ter sido um dos autores de Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia e do filme Cidade Baixa me trouxeram uma pequena noção sobre sucesso e alargar fronteiras, públicos e formatos. Fundando o Teatro NU, meu grupo, a montagem de Sargento Getúlio me projetou nacionalmente, foi meu primeiro espetáculo premiado e, rodando o país, colocou o grupo noutro patamar. As peças seguintes, a nova montagem de Quarteto, SADE, Os pássaros de Copacabana, Um Vânia, de Tchekhov e As tentações de Padre Cícero foram experiências que, acumulando plateias lotadas, prêmios, festivais internacionais e desafios como dramaturgo e diretor, podem ser consideradas degraus fundamentais do meu caminho como artista de teatro.

HT: Além de novos projetos para o Teatro você tem algum projeto em mente ou em gestação para outra área das artes cênicas e audiovisual?

Estou agora num projeto com a Orquestra Sinfônica da Bahia em formato audiovisual, que iremos gravar em dezembro para lançar na primeira quinzena de janeiro, segundo previsão da produção. Será uma experiência mais radical de um flerte que venho tendo com o audiovisual, na sequência do Prêmio Braskem de Teatro que dirigi esse ano de 2020, em formato de um programa de TV, por conta das restrições advindas da pandemia. Estou às voltas, também, com a possibilidade de de transformar minha peça Os javalis, meu texto mais montado e que faz parte do repertório do meu grupo, sempre voltando renovado pelos acontecimentos do Brasil e de mundo, numa obra audiovisual.

Covid -19

Primeiras doses da vacina Coronavac, produzida pela Sinovac (chinesa) em parceria com o Instituto Butantan, chegam ao Brasil. Lote com 120 mil unidades desembarcam no Aeroporto de Guarulhos nesta quinta-feira(19).

Estudo do Instituto de Imunologia La Jolla dos Estados Unidos, mostra que imunidade ao Coronavírus pode durar anos. De acordo com a reportagem do New York Times, a maioria das pessoas que se recuperaram da covid-19  ainda tem células imunes suficientes para repelir o vírus e evitar a reinfecção.

A Pfizer diz que fez proposta ao Governo Federal para vacinar milhões de brasileiros no primeiro semestre de 2021. A Biontech e a Pfizer esperam produzir até 50 milhões de doses da vacina em 2020 e 1,3 bilhão de doses até o final de 2021. A da vacina é de 95%.

Culturais:

Grammy 2020: Há brasileiros entre os vencedores do Grammy Latino 2020. Emicida levou o prêmio de melhor álbum de rock mas Anitta perdeu na categoria de “melhor canção urban”

Festival Varilux do cinema francês:

Homenagem ao dia da Consciência Negra

 

Matisse online – evento será realizado na UTC

O Filme Marigella terá sessões especiais em Salvador a partir de quinta-feira, 19.11.

Documentário “Babenco” de Bárbara Paz e brasileiro escolhido para a corrida ao Oscar

Evento de cinema criado em Ipiaú divulga curtas-metragens selecionados no 3º circuito Cine Eden. Os selecionados para a Mostra Competitiva Cinema de Casa estão divulgados no site. 

Sociais:

Embeleza a nossa coluna hoje a veterinária e Diretora da Vigilância Sanitária e Inspeção Municipal de Ipiaú Vanessa Fonseca, muito competente e dedicada.

Nossos sinceros e efusivos parabéns aos aniversariantes da semana: Luiz Antonio Andrade (Buga), Ana Rita Oliveira, Carolina Mota de Oliveira, Tadeu Ribeiro, Robson Cardoso, Clariana Amaral e Poliana Régis.

Esportes:

Desafiante ao título do UFC Jennifer Maia, pensa em se aposentar daqui há 03 anos. Jennifer, terá a difícil missão de derrotar Valentina Shevchenka a atual campeã dos peso-mosca (57 kg) no UFC 55 neste sábado (21) em Las Vegas.

Palmeiras terá 23 desfalques no jogo contra o Goiás neste sábado (21). Dezoito jogadores estão infectados com o covid -19 e os outros estão lesionados… difícil para para novo técnico Abel, armar o time.

Curiosidades: 

Coração de baleia azul e sapo musgo do Vietnã

 

Bola Branca desta semana vai para o médico cardiologista Dr Ricardo Vieira que realiza um trabalho admirável na Clínica São Roque, salvando vidas de doenças do coração e os infectados por Covid 19. Foto

Bola Preta: a Bola preta desta semana vai para alguns políticos de Ipíaú, que baixaram o nível da campanha política com ataque e ofensas a atual prefeita, Maria das Graças e tiveram a resposta nas urnas dia 15 de novembro.

Mensagem:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *