Fábrica de vassouras ecológicas retira milhares de garrafas pet da natureza em Itagibá

A Prefeitura de Itagibá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem operando em caráter experimental, uma unidade de reciclagem (mini fábrica) para transformação de Garrafas PET em vassouras ecológicas, localizada na antiga lavanderia municipal, Rua Mário J. Alves, s/nº, ao lado da Escola Lomanto Junior.

O objetivo é tirar da natureza e reutilizar um produto plástico bastante impactante, que pode demorar mais de 100 anos para se decompor, e que anteriormente era descartado de forma inadequada, quase sempre sendo levado para os lixões, e muitas vezes poluindo o solo, rios e riachos, entupindo valetas, além de servir de berçário para mosquitos da dengue e outros vetores de doenças.

Campanhas de coleta vem sendo desenvolvidas junto às escolas e população local, sendo que as garrafas PET recolhidas são encaminhadas para a fábrica e utilizadas como matéria prima para transformação em vassouras ecológicas, em substituição a tradicional piaçava.

O Secretário de Meio Ambiente, Cosme Nunes, esclarece que as vassouras produzidas estão sendo utilizadas pela própria prefeitura na varrição de prédios públicos diversos, escolas, postos de saúde, hospitais, e limpeza pública em geral, ruas, praças, jardins, na sede e nos distritos. O Prefeito de Itagibá, Marquinhos Barreto, ressalta a importância do projeto, que além de contribuir para um meio ambiente com mais qualidade, proporciona economia aos cofres públicos diminuindo despesas com aquisição de vassouras.

Ascom Itagibá