A obrigação de extintores em carros pode voltar a fazer parte do dia a dia dos baianos. O cenário de obrigatoriedade na Bahia está relacionado com um projeto de lei (PLC 159/2017) que está pronto para ser votado no Senado Federal. E a expectativa é que isso ocorra ainda este ano.
O extintor de incêndio tratado no texto da proposta é do tipo ABC: ele contém um pó químico indicado para combater incêndios de classe A (materiais sólidos, como plástico, madeira e tecido), classe B (líquidos inflamáveis, como gasolina e álcool) e classe C (equipamentos elétricos energizados, como bateria e fio elétrico).
A obrigatoriedade do extintor em carros de passeio e veículos utilitários foi extinta em 2015 após uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Naquele ano, uma das justificativas foi a evolução tecnológica dos sistemas de segurança dos carros.
No entanto, o uso do extintor continuou obrigatório para caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos de transporte coletivo. Para voltar a incluir o extintor ABC em carros no Brasil, que resultaria no igual cenário na Bahia, o projeto de lei avaliado no Senado altera o Código de Trânsito Brasileiro.
A Tarde
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias