Estudantes ipiauenses são tema de reportagem no g1 após desenvolverem canudo comestível sustentável

Ana Clara Santana e Ana Clara Santos / Arquivo pessoal

O trabalho científico que levou ao desenvolvimento de um canudo comestível projetou nacionalmente  duas estudantes do CETEP Médio Rio das Contas, sediado em Ipiaú, Ana Clara Santana e Ana Clara Santos.

A dupla foi tema central de uma reportagem no site g1, um dos mais acessados do país.

Em uma união de inovação e sustentabilidade, estudantes baianas criaram um canudo comestível que tem como base o amido de milho, gelatina e frutas. O produto é uma alternativa para reduzir o impacto ambiental dos tradicionais utensílios de plástico. A versão desenvolvida pelas ipiauenses  tem três sabores e promete servir até como sobremesa.

Arquivo pessoal

As jovens cientistas têm 17 e 18 anos. Os ingredientes foram escolhidos por elas após pesquisas e testes sensoriais, de durabilidade e palatabilidade.

As xarás estudam juntas e são alunas do curso de Agroindústria, que tem como foco o beneficiamento de matérias-primas de origem animal e vegetal.

Ao g1, as jovens contaram que têm contato com a área da pesquisa desde o primeiro ano do ensino médio e já acumulam três projetos no Cetep. Entre eles, o canudo comestível.

A ideia surgiu em dezembro de 2023 e o utensílio começou a ser testado e produzido em abril deste ano. Segundo Ana Clara Santana, ela e a parceira de projeto analisaram o comportamento dos colegas ao interagirem com o modelo tradicional, feito a base de plástico.

“Percebemos a quantidade que nossos amigos descartavam diariamente após os lanches ou almoço e entendemos a necessidade de criar uma alternativa”, explicou.

O produto inovador é produzido dentro do laboratório de alimentos do colégio. As jovens cientistas são orientadas pelas professoras Maysa Lobo e Rosilma Rodrigues. No local, elas têm o apoio de materiais e utensílios necessários para a produção.

Está nos planos “das Claras”, como são carinhosamente conhecidas pelos colegas de escola, comercializar o produto no futuro. Para isso, pretendem criar também o canudo sabor chocolate, além de desenvolver embalagens que chamem a atenção e tornem o produto atrativo.

“Queremos que as pessoas tenham desejo de consumir, para então comprarem, por isso, entendemos que a aparência é algo essencial e que precisa ser melhorado”, ponderou Ana Clara Santos.

Ipiaú Online /g1


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh