Espaço Roots: Primeiro programa de rádio dedicado ao reggae em Ipiaú festeja vinte anos no ar

O programa de rádio Espaço Roots Reggae está completando hoje  (30.11) vinte anos no ar. O programa é apresentado todos os sábados à noite, das 19h às 21hs, na Rádio Livre FM 105,9,  pelo locutor e mentor, Julio Rasta.

Com o intuito de fomentar a cultura reggae na cidade de Ipiaú e região, através de um programa de reggae, nasceu a ideia através de pensamentos e conversas entre amigos do movimento. Percebendo essa necessidade, o comunicador Julio César, popularmente chamado de “ Julio Rasta”, já influenciado pelo estilo musical, entendia ali, que já estava mais do que na hora de Ipiaú ter um programa voltado para as raízes do reggae, haja visto que, até então, não existia nenhum.

Na época, Julio se encontrava em Feira de Santana, onde trabalhava de servente de pedreiro e ao retornar à Ipiaú recebeu o convite para integrar o quadro da emissora. A partir daí, iniciava-se uma nova trajetória no reggae de Ipiaú, com um horário inédito dedicado ao estilo no rádio.

O programa Espaço Roots Reggae começou ir ao ar na Rádio Livre dia 30 de novembro, 2001, na apresentação de Julio Rasta, a princípio com uma hora de duração, depois, com o passar dos anos, adquiriu mais uma hora e meia, sendo apresentado hoje com duas horas de reggae.

De lá para cá o programa veio conquistando audiência, simpatia, admiração e respeito por parte da nação regueira, tanto de Ipiaú quanto região.

Com vinte anos no ar, o programa conseguiu conquistar ouvintes pelo Brasil afora através da internet, em grandes cidades que vão desde Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, até Florianópolis, São Paulo e Belém.

Julio Rasta se mantém firme como principal voz do reggae no rádio da região ao longo de duas décadas

Pesssoas que marcaram presença no programa

No início da criação do programa algumas pessoas participaram de forma direta ou indireta na construção do projeto e contribuiram para manter por duas décadas o Espaço Roots no ar e auxiliando na apresentação: Jeovane “Tobá”, Rodrigo “Jacamarley”,  Lucas de Oliveira,  Doelson “Doi”, Nildo Roots, Eduardo Jahmayka e depois Sinho do Reggae, formando a turma do Espaço Roots Reggae, juntamente com Julio e Eduardo. A experiência foi aprovada pelos ouvintes, porém não durou muito, permanecendo apenas Julio Rasta no comando do horário.

 Músicos entrevistados pelo programa

Espaço Roots Reggae entrevistou músicos como:  Nelma, da banda Cativeiro, ex backing vocal da Cão de Raça de Edson Gomes. A banda veio participar do 1° encontro de raízes, na produção de Lauro Roots e Márcio Barreto, em 2014.

Em 18 de maio de 2014, foi a vez da banda Bra’Roots da cidade de Gandu.

Fauzi Beydum, vocalista da Tribo de Jah, em abril de 2015, quando veio participar do 2° Encontro de Raízes, promovido por Márcio Barreto e Marley Produções.

Em 2018, via telefone, foi entrevistado o músico Amani Kush, vocalista da Groovi  e Ras Sávio, fomentador da cultura reggae e idealizador do projeto “Mãos Amigas”, Rio de Janeiro.

 Bandas e DJ’s que tocaram nos eventos do programa

As bandas que tocaram nos aniversários do programa foram: Roots Lion (Ipiaú), Braa’Roots (Gandu),  Leões de Jah (Ipiaú), Flor da Caatinga (Jequié) e Toca dos Leões (Jequié).

Em 2012, o programa realizou a primeira festa com DJ’s de reggae, no 12° aniversário com os DJ’s: Ras Péu, Fabio Roots e Gilson Toots, que animaram o público no Efó Drinks, em uma noite regada a muito reggae roots e vibração positiva. Já em 2013, vieram os DJ’s: Jonas Roots, acompanhado do militante Zé Rasta, também chamado de “ Burning Spear” e Ups Vibes, todos de Salvador. Além do DJ Freeza, vocalista da banda “O Quadro” de Ilhéus.

Ipiaú Online