Escolas Municipais de Ipiaú iniciam o ano letivo com o ensino remoto

As 30 unidades escolares de Ipiaú estão funcionando com aulas remotas (online).

O calendário deste ano é híbrido, ou seja, dois anos letivos em um, para compensar o ano de 2020 que não foi cumprido em sua totalidade em razão da pandemia do COVID-19. As aulas serão encaminhadas junto com atividades para complementação de carga horária do ano letivo de 2020.

Os alunos que não tem internet em casa tem o apoio da secretaria de educação, na própria escola, de modo que consigam acessar as aulas evitando danos ao seu aprendizado. Aulas presenciais serão retomadas somente quando houver a liberação pelas autoridades sanitárias.

A Coordenadora Técnica Pedagógica da Secretaria municipal de Educação, Mência Bastos Bonfim, explicou que essas atividades podem acontecer por meio de livros, pesquisas, portifólios, impressos ou outras em modalidades que atendam a proposta pedagógica aplicada.

“Essas medidas são essenciais para garantir que os alunos da rede municipal de ensino possam ter acesso aos conteúdos com qualidade e segurança.

A participação da família, independentemente da modalidade de ensino, é e sempre será indispensável para o sucesso dessa missão”, acrescentou a coordenadora.

O ano letivo foi iniciado na última semana, onde alunos e pais receberam vídeos dos profissionais da educação com mensagens de boas-vindas e de motivação.

Esse momento de acolhida e recepção também foi direcionado aos professores e demais profissionais da educação pelos gestores das escolas.

No decorrer da semana, as unidades escolares realizaram reuniões com os responsáveis dos alunos, seguindo todos os protocolos de segurança, a fim de acolher as famílias e orientá-las sobre o processo do ensino remoto e o calendário 2020/2021.

José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/Dircom