Em São Paulo, vacina contra o coronavírus entra na terceira fase de testes

A terceira fase de testes da vacina contra o novo coronavírus foi aprovada. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB-SP), em seu Twitter, na manhã desta quinta-feira (9). Nessa fase, a vacina poderá ser testada em um grupo maior de pessoas.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa biofarmacêutica Sinovac, os testes da CoronaVac, como a vacina é chamada, obtiveram autorização da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), vinculada ao CNS (Conselho Nacional de Saúde). O órgão é responsável por elaborar normas para proteção dos participantes da pesquisa.

“Bom dia, pessoal. Excelente notícia: a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a realização da terceira fase de ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac Biotech”, escreveu Doria.

A parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa para produção e testes de uma vacina contra o coronavírus foi feita em junho. À época, o Instituto Butantan afirmou que a vacina já foi administrada com sucesso em cerca de mil pessoas na China nas fases clínicas um e dois.

O acordo prevê testagem em 9 mil voluntários de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Parte dessas pessoas receberá a vacina e outro grupo deve receber um placebo, sem efeito. O objetivo é verificar se há o estímulo à produção de anticorpo para proteção contra o vírus.

O tratado ainda prevê o fornecimento de doses até 2021, caso seja comprovado eficácia. Além disso, 60 milhões de doses estarão disponíveis a partir de setembro. No entanto, a distribuição só ocorrerá uma vez que a eficácia da vacina for comprovada e houver o registro.

Na segunda-feira (6), após obter aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o governo de São Paulo já havia dito que os testes da CoronaVac vão começar no dia 20 de julho. Porém, somente profissionais da Saúde vão participar dessa fase de testes. As inscrições abrem no dia 13 de julho.

Yahoo