Em nova decisão na Bahia, 80% das vacinas serão por idade e 20% para grupos prioritários

A diretriz da vacinação na Bahia vai passar a priorizar muito mais a imunização por idade do que por grupo prioritário. Em reunião na manhã desta quarta-feira (2), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu que, a partir de agora, 80% das vacinas serão aplicadas por idade e 20% por grupos especiais. Antes, a proporção estava obedecendo critérios de 70% para prioridades e 30% por idade.

A informação da mudança foi confirmada ao Metro1 pelo secretário municipal de Saúde de Salvador, Léo Prates. “É uma decisão muito importante. Isso vai nos fazer voar nas idades”, disse o gestor. O prefeito Bruno Reis (DEM) vinha defendendo sistematicamente em coletivas de imprensa que a vacinação passasse a ser por faixa etária.

Também nesta quarta-feira, um novo lote com 366 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 chegou à Bahia. As doses chegaram em um voo comercial, que pousou por volta das 9h40 no aeroporto de Salvador. Todas as vacinas que chegaram neste lote serão usadas para a aplicação da 1ª dose no estado.