Edital para ponte que liga Salvador a Itaparica será publicado nesta quarta; diz Rui

O governador Rui Costa (PT) anunciou ontem (17), durante Papo Correria, que o edital para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica será publicado no Diário Oficial desta quarta (18). A empresa chinesa Sichuan Road and Bridge Group (SRBG) confirmou o interesse em participar do processo.

Orçado em R$ 5,34 bilhões e com aporte de R$ 1,51 bilhão do governo do estado, o projeto da ponte abre perspectiva para que a região diretamente impactada receba, durante a concessão, investimentos públicos e privados três vezes maiores do que os recursos gastos na obra.

É esperado que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica crie um novo vetor de desenvolvimento no estado, beneficiando 10 milhões de habitantes em cerca de 250 municípios.

Segundo o site Leia Mais Bahia, com a construção da ponte e demais intervenções viárias do projeto, a Ilha de Itaparica, o sul do Recôncavo e o território do Baixo Sul, terão o crescimento socioeconômico estimulado, como ocorreu no Litoral Norte após a construção da Estrada do Coco e da Linha Verde.

A Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, que será a segunda maior da América Latina, terá 12,3 quilômetros de extensão e ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes.