Economia: Gigantesca reserva de minério é descoberta na Bahia e anunciada a Temer

O líder do PR, deputado José Rocha, o prefeito de Caetité Aldo Gondim e geólogos anunciaram em primeira mão ao presidente Michel Temer a descoberta de uma nova província mineral na Bahia com reservas de minério de ferro, manganês, cobre, zinco, bauxita, grafeno e fosfato, entre outros minerais, durante audiência no Palácio do Planalto no início da noite de segunda (13).

O geólogo João Carlos Cavalcanti, que realizou pesquisas durante mais de uma década, afirmou que as reservas são maiores que as de Carajás, no Pará.

Segundo o geólogo, a Província Mineral do Vale do Paramirim se estende por cerca de 12 mil km² nas regiões sudoeste e oeste da Bahia e está concentrada em mais de 32 municípios, como Caetité, Brumado, Paramirim, Igaporã, Ibipitanga, Macaúbas, Lagoa Real, Matina, Riacho de Santana e Tanque Novo, entre outros.

O presidente já orientou o Ministério de Minas e Energia para que analise os estudos realizados e encaminhe providências que permitam a exploração da nova província mineral.

Notícias do Trecho