Dom Mauro Montagnoli renuncia e Papa indica novo bispo da diocese de Ilhéus

O Vaticano aceitou o pedido de renúncia do bispo da Diocese de Ilhéus, dom Mauro Montagnoli, e definiu o seu sucessor na condução do rebanho católico. No pedido de renúncia e aposentadoria, dom Mauro alegou “motivo de idade”. Dom Giovanni Crippa foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira (11), o 9º bispo da diocese ilheense.

Dom Giovanni Crippa I.C.M. (Instituto Missionário Consolat) vem da Diocese de Estância (Sergipe). Segundo comunicado da diocese, ainda será definida a data e a programação de posse da nova autoridade religiosa em Ilhéus.

O anúncio da mudança na diocese foi feito pelo bispo dom Mauro, que deixa o comando da Diocese de Ilhéus após 26 anos. Muito querido pela comunidade católica regional, dom Mauro completou 75 anos e teve seu pedido de aposentadoria aceito pelo Vaticano.

“Agradecemos sua valiosa contribuição para a missão da Igreja na Bahia e, especialmente, para a Igreja no Brasil e da América Latina colaborando especialmente na caminhada do Laicato, da Juventude e das Comunidades Eclesiais de Base”, escreveu o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é arcebispo de Belo Horizonte.

O novo bispo de Ilhéus, dom Giovanni Crippa, é italiano e membro do Instituto Missionário Consolata. Atuou como sacerdote em Feira de Santana e foi bispo-auxiliar na Arquidiocese de São Salvador (Bahia). Com a renúncia, dom Mauro foi nomeado bispo emérito da diocese sul-baiana.

Mensagem à diocese

O novo bispo endereçou carta ao rebanho católico da diocese de Ilhéus. Nela, dom Giovanni aponta como deverá ser o seu trabalho missionário no sul da Bahia.

– Desejo orientar meu trabalho conforme escreve o Santo Padre Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs, em que os crentes tinham um só coração e uma só alma (cf. At 4, 32). Para isso, às vezes pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram e, sobretudo, porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas” (EG 31) – escreveu.


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh