Dia de Corpus Christi é celebrado por fiéis católicos em Salvador e interior do estado

Fiéis católicos da Bahia celebram, nesta quinta-feira (20), o Dia de Corpus Christi. Em Salvador a programação inclui uma missa solene que será realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, às 8h. A celebração será feita pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, os católicos se reúnem para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Na preparação são utilizados materiais como areia, farinha, serragem, flores, folhas, grãos de cereais e borra de café. Na cidade, a decoração ocupa um trecho de cerca de três quilômetros na Avenida Senhor dos Passos.

Após a confecção dos tapetes, haverá uma procissão no local, que deve contar com a participação de cerca de 300 fiéis.

Em Itabuna, no sul da Bahia, também há celebração com a decoração típica. Fiéis se reuniram em frente à Paróquia de São José para fazer os tapetes. Enquanto isso, outros católicos assistiam a missa na paróquia, celebrada às 7h.

Corpus Christi
A cerimônia de Corpus Christi recorda a instituição da Eucaristia, ou seja, a comunhão da hóstia e do vinho que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo.

Durante o dia são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão do Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus que peregrinou em busca da terra prometida. O antigo testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Além das missas festivas, ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo bispo ou pelo pároco da igreja. O santíssimo sacramento é acompanhado por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

G1 Bahia