Localizado na microrregião de Vitória da Conquista, o município de Boa Nova comemora nesta terça-feira (6) 103 de emancipação política. Comemorando a data magna, o deputado Hassan (PP) registrou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) moção de congratulações à população e às autoridades do município pela passagem desse importante marco. “É com muita satisfação que abraço e parabenizo os boa-novenses, que muito tem contribuído para o desenvolvimento do município e região”, disse o parlamentar.
O deputado destacou que, de acordo com registros históricos, os primeiros desbravadores da região onde se situa o município foram bandeirantes em busca de ouro, no final do século XVIII. Por volta de 1800 se estabeleceram definitivamente na chamada Fazenda de Uruba, de onde se irradiou os primeiros povoamentos que com o tempo passou a se denominar “Boca do Mato”.
O parlamentar destaca que o nome Boa Nova surgiu no ano de 1860, quando um frade, ao passar por essa região voltando de uma missão na vila de Vitória da Conquista se perdeu nas selvas, sendo socorrido por moradores da terra. Em gratidão, o religioso doou uma estampa de Nossa Senhora da Boa Nova, pedindo que construísse no local uma capela, tarefa realizada pelo fazendeiro Antônio Coelho Sampaio.
O deputado aponta ainda a riqueza cultural de Boa Nova, marcada pelo Festival de Terno de Reis, que acontece todos os anos no mês de janeiro, a tradicional festa junina, a festa da padroeira, em setembro, e as Pastorinhas e presépios em dezembro. O município destaca-se também pelo crescente turismo científico, ecológico e de observação de aves, recebendo visitantes no Parque Nacional, refúgio de vida silvestre, criado em 2010, com mais de 27.000 hectares de áreas protegidas, cerca de 31% da área do município.
Josalto Alves
Foto Euro Amâncio
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias