Localizado na microrregião de Vitória da Conquista, a cerca de 155 quilômetros de Planaltino, o município de Manoel Vitorino tem uma data comemorativa em comum com o vizinho Planaltino. Ambos foram organizados politicamente na mesma data, 30 de julho de 1962, e este ano estão comemorando 62 anos de emancipação política. Destacando a importância desta data, o deputado municipalista Hassan (PP) registrou moções de congratulações aos dois municípios, saudando e parabenizando os manoel-vitorinenses e os planaltinenses.
O parlamentar pontua que o território de Manoel Vitorino pertencia originalmente à Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité, e depois de seguidos desmembramentos, veio a se emancipar de Boa Nova em 1962, da qual foi distrito, primeiro com o nome de Cachoeira de Manoel Roque, entre 1936 e 37, alterado para Imbuíra em 1938, e finalmente emancipado pela Lei estadual nº 1771, de 30 de julho de 1962, passando a chamar-se Manoel Vitorino.
Destacando a rica história do município, Hassan lembra que o nome atual do município é uma homenagem ao político baiano Manuel Vitorino Pereira, segundo vice-presidente do Brasil durante o governo Prudente de Morais, e presidente interino do Brasil por quatro meses, durante licença do titular, tornando-se o único baiano a assumir a presidência do Brasil. Médico, escritor, professor da Faculdade de Medicina e ex-diretor do Liceu de Artes e Ofícios, ele foi também o segundo governador do estado da Bahia no período republicano, assumindo o governo do estado em 23 de novembro de 1889.
História de Planaltino
Citando dados históricos, o deputado Hassan lembra que a criação do município de Planaltino foi consolidada através da Lei nº 1775 de 30 de julho de 1962, que constituiu o município a partir dos distritos de Planaltino, Nova Itaípe e Ibitiguira. Antigo povoado de Pau-ferro, depois Três Morros, Planaltino foi desmembrado do município de Maracás.
O parlamentar narra ainda que os primeiros habitantes foram remanescentes do desbravador João Amaro, que se juntaram aos primeiros colonizadores de Maracás e a tropeiros que demandavam das minas do Rio de Contas à histórica Cidade de Cachoeira.
Hassan frisa que “o povo de Planaltino, assim como a população de Manoel Vitorino, é trabalhador, acolhedor e pacífico, e muito tem feito pelo desenvolvimento da região”. Frisou ainda que a economia do município gira em torno de atividades produtivas, do comércio local, da agricultura, da pecuária de leite e de corte e da ovinocaprinocultura.
Josalto Alves
Foto – Euro Amâncio
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias