Uma campanha de solidariedade organizada por um grupo de voluntários sociais anônimo de Ipiaú conseguiu levar até Dário Meira na virada do ano uma grande quantidade de donativos reunido ao longo de vários dias de campanhas nas redes sociais.
Com a criação de um pix específico para a campanha foi possível ao grupo arrecadar cerca 14 mil reais convertidos integralmente em donativos levados até a cidade. O grupo também chegou a receber generosas doações de ipiauenses morando no exterior e de personalidades ipiauenses, a exemplo do goleiro Vladimir, do Santos.
Dário Meira foi profundamente afetada pelas enchentes de dois rios que cortam os municípios no período de intensas chuvas que abalou a Bahia. Há relatos de inundações que chegaram a atingir de 80 a 90% da área urbana, destruindo totalmente a área comercial e gerando um momento de fome e grave sofrimento na população.
Apesar no momento delicado por que passa a cidade, voluntários relataram ao IPIAÚ ONLINE ter presenciado situações que causaram indignação, como por exemplo pessoas que revendiam as refeições em formato “quentinha” que haviam sido doadas para os desabrigados.
“Em uma casa chegamos a ver mais de dez quentinhas à venda, enquanto pessoas estavam no meio da rua chorando de fome”, comentou o professor Marcos Andrade um dos coordenadores do movimento.
Deilton, o popular “Jack,” disse ter ouvido de alguns moradores denúncias de favorecimento e uso político na distribuição dos donativos arrecadados, o que estaria deixando muitas famílias sem o básico da subsistência, mesmo com as doações chegando de forma frequente a Dário Meira.
Dário Meira vive um momento muito difícil após os temporais. Além da extrema pressão social por alimentos e habitação, todo o comércio terá de ser reconstruído e não se sabe ainda de onde virão tantos recursos que serão necessários para tamanha empreitada.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias