Crise obriga prefeituras baianas a desistir ou reduzir Carnaval

Sem dinheiro, prefeituras deixam carnaval de lado ou apoiam eventos dos blocos formados nos bairros. No sul da Bahia, esta foi a opção da Prefeitura de Ilhéus, que vai garantir serviços essenciais de saúde, trânsito e segurança durante os desfiles dos blocos afros e de arrastão, no sábado e domingo de Carnaval (2 e 3 de março).

Blocos de rua tradicionais e novos já estão fazendo prévias neste mês, com os grupos de amigos ganhando espaço na cidade.

O secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, observa que em muitas cidades o carnaval cultural consiste em desfile de blocos de rua e é sucesso.

“Devido ao momento de crise que afeta as finanças municipais em todo o país, é necessário racionalizar os recursos, gastando estritamente o necessário. Por isso, a Prefeitura disponibilizará uma estrutura mínima para apoiar as manifestações”.

Agitos nos bairros
No Pontal, o bloco As Muringuetes, composto por foliões travestidos de mulheres, sairá pelas ruas no dia 23, com concentração em frente à lanchonete Larika. Uma novidade é que a mulherada terá um bloco só delas.
No dia 23, pela primeira vez, sai o bloco Vaca de Divinas Tretas, protagonizado apenas por mulheres. O bloco desfila da orla da Sapetinga, com destino à praça São João Batista, a partir das 15 horas.

O carnaval no bairro Hernani Sá será antecipado, nos dias 23 e 24, com inicio às 17 horas e termino às 23 horas, na Avenida Silvio Silva. Terá blocos de marchinhas e minitrio com bandas locais. No dia 3 de março será a vez do 20 Comer, na avenida Princesa Isabel.

O tradicional bloco Zé Pereira sai na primeira noite de carnaval, do Bar de Jorginho. No dia 2, tem Barbara Show no palco em frente ao bar. O Ascopo & Adecopa comanda a folia na praça São João Batista, no Pontal, também no dia 2 de março.

No dia 3, tem os Mascarados no mesmo local. Na segunda-feira (4), o bloco SecaCopo, com marchinhas de carnaval, sai da praça São João Batista às 18 horas, no Pontal. E para encerrar, tem a tradicional lavagam do Bar do Jorginho, na terça-feira de Carnaval.

Itabuna e Itacaré

Itabuna cancelou seu carnaval, por isso vai apenas dar apoio à Lavagem do Beco do Fuxico, que é promovida todo ano pelos blocos Casdos I… Responsáveis e Maria Rosa. Em 2019 será no dia 23 de fevereiro.

Serão instaladas barreiras policiais para revista com uso de detectores de metais nas principais vias de acesso ao circuito – avenidas do Cinquentenário e Duque de Caxias, Calçadão da Ruy Barbosa, rua Paulino Vieira e transversais da rua Ruffo Galvão, Itacaré vai fazer festa oficial, mas com atrações de segunda linha, de 2 a 5 de março, com reforço de artistas regionais. As atrações confirmadas são Melim, Os Travessos, Jau, Rafa e Pipo Marques, Dany Matos, Jeanne Lima, Isaque Gomes, Vitor Kelsh, Sem Retoque e Sinho Ferrary.

O Carnaval de Itacaré terá ainda blocos alternativos e independentes, os tradicionais mascarados e as marchinhas que marcaram as grandes festas carnavalescas. A realização é da Prefeitura de Itacaré com o apoio da Bahiatursa e Governo da Bahia.

A Região