![](https://ipiauonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/946196-energia_linha-de-transmissao-16-568x340.webp)
Um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que o aumento da geração de energia por painéis solares pode provocar apagões em nove estados brasileiros, incluindo a Bahia, nos próximos cinco anos.
De acordo com informações divulgadas pelo Jornal O Globo, o risco está relacionado à sobrecarga em subestações de transmissão, que enfrentam uma demanda superior à capacidade operacional de seus transformadores.
Atualmente, a micro e minigeração distribuída — como são chamados os painéis solares em residências e comércios — e as usinas solares descentralizadas somam uma capacidade instalada de 53 GW, representando 22% da capacidade total de geração elétrica do país.
O alerta faz parte do Plano de Operação Elétrica de Médio Prazo do Sistema Interligado Nacional, que cobre o período de 2025 a 2029.
Além da Bahia, os estados mencionados no relatório são Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.
O documento também lembra que o Brasil enfrentou um apagão de seis horas em 2023, afetando 25 estados, devido a problemas com a intermitência das fontes de energia solar e eólica.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias