Coronavírus: Ipiauenses nos bairros ignoram medidas de proteção

O pesadelo de qualquer infectologista é a chegada da Covid-19 às populações de baixa renda. O vírus, altamente contagioso, a princípio atingiu a classe A e B, que trouxe ao Brasil a infecção depois de viajar a Europa.

Para os especialistas, a próxima e mais temida onda deve afetar agora as camadas mais carentes da população, o que poderia levar a uma crise de proporções inimagináveis, fazendo o Brasil pagar caro por ter mantido a maior desigualdade social do planeta durante décadas.

Em países com maior controle do sistema de saúde ( como Estados Unidos, Itália, França e Espanha ) o número de vítimas fatais tem sido alarmante, mesmo com todas as recomendações sendo seguidas.  E as recomendações são simples: ficar em casa, evitar aglomerações, lavar bem as mãos e usar máscaras.

Ipiaú segue com dezoito casos. Para uma cidade de cerca de cinquenta mil habitantes é muito. Haja vista que em Jequié, cidade com quase três vezes este contingente populacional, o número de positivos para o novo coronavírus é de 22. Em Vitória da Conquista, com duzentos e sessenta mil habitantes,  21.

Enquanto isso, em qualquer passeio pelos bairros mais populosos da cidade, o que se nota facilmente é que grande parte da comunidade não parece acreditar no risco, mesmo com a série repetida de avisos nos meios de comunicação.

No centro da cidade muita gente vai de máscara – até porque há uma recomendação através de decreto para isso – mas nas periferias, talvez por acreditar que estão a salvo no seu próprio ambiente, as pessoas se aglomeram nas portas das casas em alegres bate papos, sem o uso das máscaras indispensáveis nesse momento.

O que precisaria ser feito para que mais gente adotasse definitivamente as medidas de segurança recomendadas, evitando uma disseminação sem controle?

O risco é iminente. E o aviso estamos repetindo mais uma vez.

Ipiaú Online / Celso Rommel


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh