Os ipiauenses foram presenteados com um pôr do sol de beleza inusitada nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. O céu apresentou coloração com tons de rosa e lilás.
O fenômeno levou muita gente a cogitar profecias bíblicas sobre céu de sangue e fazer uma analogia com alguma mensagem divina, especialmente no momento em que a humanidade vive o flagelo da pandemia de covid-19.
Contudo, a ciência explica de outra forma. Conforme os especialistas, a situação ocorreu porque havia muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera.
Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens. Assim, quanto maior a concentração das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, já que acentua os tons de vermelho, laranja e lilás.
A situação é mais fácil de ocorrer na estação que estamos: no outono (quando há mais nuvens). Além disso, a presença de poluentes na atmosfera pode contribuir para a formação da coloração
Com explicações científicas ou religiosas, a beleza do céu foi apreciada em várias cidades do interior da Bahia.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias