Será lançado, nesta sexta-feira, 15, o Consórcio Cabruca. O projeto é de iniciativa piloto da Unifacs em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul e busca o fortalecimento do escoamento da produção dos chocolates produzidos a partir do cacau cultivado à sombra de árvores nativas da Mata Atlântica.
Henrique Campos é doutor em Ciências Sociais (UFBA) e professor na Unifacs. Para ele, a Bahia é o principal exportador de cacau do Brasil e um dos principais fornecedores mundiais, mas não apresenta exportação expressiva de chocolate.
“Os chocolates da região Litoral Sul são produtos finos e precisam conquistar o mercado internacional. O projeto de exportação pretende apoiar empreendimentos da agricultura familiar e cooperativas comprometidas com a garantia da qualidade dos produtos e com condições decentes de trabalho e sustentabilidade para o acesso ao mercado internacional”, destaca.
Inicialmente fazem parte do projeto cinco marcas da economia solidária baiana, especificamente do Litoral Sul do estado: Benevides, Natucoa, Ju Árleo, Modaka e Coopercabruca. O Cesol Litoral Sul conta com apoio e investimento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).
Serviço:
O que: lançamento Consórcio Cabruca
Quando: 15 de dezembro de 2023, 9h
Onde: sala Harvard, Unifacs – campus Tancredo Neves (av. Tancredo Neves, 2131 – Caminho das Árvores, Salvador-BA)
Quanto: gratuito e aberto ao público
A Tarde
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias