Como a internet mudou a vida cotidiana da humanidade

A partir do momento em que a rede mundial de computadores chegou às nossas vidas, muita coisa mudou, mas hoje em dia pode-se dizer que vivemos um momento de estagnação do conhecimento humano. Depois de inúmeras invenções científicas que vieram à tona ao longo do século XX, um período da história da humanidade de intensas mudanças e novidades, o começo do século XXI não parecia muito empolgante.

Apesar dos filmes de ficção científica, como Blade Runner, ‘’prometerem’’ que no século XXI os carros voariam, e os robôs fariam parte da sociedade, nada disso aconteceu quando o relógio bateu e virou para 1 de janeiro de 2000. Na verdade, era apenas o começo de um processo de grandes mudanças em nossa sociedade, e poucas pessoas estavam preparadas para isso.

Século XXI: o século do aprendizado

A internet já existia quando chegamos ao ano 2000, entretanto, ela era pouco popular no Brasil. Um dos motivos que ajudaram nessa popularização foi os investimentos em redes de conexão, feitos por governos e empresas privadas. Além disso, os serviços digitais também ajudaram a impulsionar o ambiente digital, até pouco tempo desconhecido.

Hoje é possível jogar jogos de cassino Bitcoin e visitar lugares em realidade virtual, mas há mais de duas décadas a internet se popularizou em razão de um mecanismo específico, o mecanismo de busca do Google. Foi a Google que investiu no desenvolvimento de uma tecnologia que ajudava todas as pessoas a encontrarem a informação que queriam, com apenas alguns cliques.

Desde então, a sociedade nunca mais foi a mesma. Com os mecanismos de buscas do Google se tornou possível aprender sobre tudo, de qualquer lugar, apenas com um computador com conexão à internet. 

Claro que no começo do século poucas pessoas tinham computadores, muito menos com conexão à internet. Porém, por conta da enorme quantidade de conhecimento disponível na internet, ajudada pelo mecanismo de buscas, houve um salto tecnológico.

Quanto mais tecnologia, mais conhecimento

Hoje fazemos parte de um mundo totalmente conectado, e com novas tecnologias surgindo a todo momento, nos quatro cantos do planeta. Milhões de pessoas carregam pequenos computadores de bolso (smartphones) com conexão à internet, e fazem compras, pagam contas, comunicam entre si e, o principal, aprendem com a ajuda da internet.

A cada dia que passa, novas tecnologias surgem mais rapidamente, e trazem consigo novas formas de comunicação e potencialidades de negócios. Por isso, quem está preparado para lidar com as novas tecnologias, está pronto para aproveitar todas as oportunidades que podem surgir. 

Até a criação e popularização de plataformas como YouTube e Twitch, há mais ou menos 10 anos, ninguém acreditava ser possível ter o seu ‘’próprio canal de televisão’’. Gravar vídeos e construir uma audiência, ganhar dinheiro com publicidade, parecia algo acessível apenas a grandes corporações televisivas.

Hoje, porém, milhares de pessoas vivem de vídeos para redes de streaming. Por isso a importância de estar sempre a frente do seu tempo, observar as novas tendências, e se preparar para o futuro. Quem tiver o conhecimento em mãos, vai estar pronto para aproveitar melhor as novas tecnologias.