Comércio baiano deve registrar o maior volume de vendas no Natal dos últimos 10 anos

Compras de Natal Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Natal é sinônimo de mesas fartas, trocas de presentes e de comércio cheio. A Avenida Sete fica impraticável, os corredores dos shoppings lotados… Eles até ampliam o horário de funcionamento, se estendendo pela madrugada, para atender às demandas de consumo da época. E, para esse Natal, as expectativas do setor são as melhores. A Federação do Comércio (Fecomercio-Ba) estima um crescimento de 13% e um faturamento de R$ 22,2 bilhões no mês de dezembro. Se esse resultado for confirmado, será o melhor desempenho para o período desde 2015.

“O comércio chega com toda a força neste final de ano, com a expectativa do seu melhor desempenho em quase 10 anos. A base desse resultado está sólida, com uma baixa taxa de desemprego, inflação menor do que há um ano, crédito ainda abundante, inadimplência em queda e recursos importantes do 13º salário. É um grande momento não apenas para o comércio, mas também para a economia baiana”, afirmou Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA.

No ano passado, as vendas do varejo no mês de dezembro foram bem tímidas, com um crescimento de apenas 1,2%. De acordo com a Fecomércio, no período, o cenário ainda era desafiador, marcado por uma inflação de alimentos mais elevada e um crédito mais restrito. O adicional absoluto em relação ao ano passado deve ser de R$ 2,5 bilhões.

A entidade prevê que o 13º salário injete R$ 14,5 bilhões na economia do estado, dos quais R$ 4,8 bilhões devem ser direcionados, especificamente, para o consumo. O número está alinhado com as expectativas de vendas, considerando que metade do recebimento ocorrerá a partir da 2ª parcela, até o dia 20 de dezembro.

Dos setores mais ligados ao Natal, o destaque deve ser o de supermercados, com projeção de crescimento de 17% no contraponto anual, atingindo R$ 9 bilhões, ou 41% do total das vendas do varejo no estado. Já em relação aos presentes, o que as pessoas mais procuram nesta época do ano são roupas e calçados e, segundo a Fecomércio-Ba, o segmento deve crescer 7% em relação ao mês de dezembro de 2023.

“São itens de fácil acesso devido ao preço relativamente baixo. Além disso, com a forte concorrência no comércio, é possível encontrar opções que se ajustem ao orçamento do consumidor, muitas vezes sem a necessidade de recorrer ao crédito para adquiri-los”, explica a entidade.

Aparelhos telefônicos, televisores e computadores também deverão ter as vendas alavancadas no período. É que muitos consumidores aproveitam o 13º salário para comprar eletrodomésticos ou eletrônicos. O incremento nas vendas faz com que, neste ano, o setor deva registrar uma alta de 9%.

“Embora a taxa de juros básica da economia esteja subindo novamente, o crédito ainda está muito farto para as famílias, dada as melhores condições de renda e emprego, além de um risco menor da inadimplência. Esses produtos mais caros são, na sua grande maioria, comprados via crédito, através do parcelado no cartão ou nos carnês”, pontua o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Perfumes e cosméticos

As lojas de perfumes, cosméticos e higiene pessoal também devem registrar um aumento no período natalino. É que os itens dessas linhas também costumam ser bastantes procurados para presentes neste final do ano. A alta esperada para as Farmácias e Perfumarias é de 9%. As demais elevações em dezembro devem ser vistas em: materiais de construção (18%), veículos, motos e peças (13%), lojas móveis e decoração (7%) e outras atividades (7%).

“O comércio chega com toda a força nesse final de ano com a expectativa do seu melhor desempenho em quase 10 anos. A base desse resultado está sólida, com uma baixa taxa de desemprego, uma inflação mais baixa do que há um ano, crédito ainda farto, inadimplência em queda e recursos importantes do 13º salário. É um grande momento não somente para o comércio, mas para a economia baiana”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-Ba, Guilherme Dietze.

Correio24Horas


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