Comerciantes de Ipiaú reagem a prorrogação de fechamento com manifestação na Praça Rui Barbosa

 

Foto: Geni Souza

Uma manifestação reunindo comerciantes de Ipiaú na Praça Rui Barbosa marca o início da semana no centro da cidade nesta segunda feira (01). Representantes do setor informaram a reportagem do IPIAÚ ONLINE que a situação já chegou a um ponto insustentável. Eles pedem novas medidas que possam manter o funcionamento do setor em meio a pandemia.

Na noite de domingo (28) o setor já demonstrava sua indignação nas redes sociais com a notícia da prorrogação do fechamento de serviços não essenciais anunciada pelo governador Rui Costa como medida para diminuir a ocorrência de casos de covid-19.

A insatisfação da categoria reflete um momento em que os comerciantes, em sua maior parte, cumpriraram com as exigências de distanciamento social, alcool em gel em seus estabelecimentos e uso de máscaras, enquanto uma parcela da população seguidamente descumpria com essas determinações realizando festas particulares e se aglomerando nos bairros.

O comércio de Ipiaú é hoje o principal gerador de emprego e renda na região

Para muitos, o governo teria sido omisso ao deixar ocorrer a campanha eleitoral presencial nas ruas ( fator apontado pelos comerciantes para o início da disseminação da nova onda de covid-19) e, por isso, teria perdido a autoridade moral para cobrar o endurecimento das regras.

O temor que surge em um momento em que o setor comercial já se encontra pressionado pela crise gerada pela pandemia, é o de fechamento de alguns estabelecimentos com suas contas já abaladas desde o ano passado. O desemprego também surge como um risco em um momento em que muitos comerciantes dizem estar no limite de sua capacidades operacionais.

Ipiaú Online