Itabuna: Com seca, moradores dormem em filas e ‘brigam’ por água de carros-pipa

agua

A crise no abastecimento de água na região sul da Bahia está levando muitos moradores de Itabuna a dormir em filas para conseguir água distribuida por carros-pipa. Com estiagem há mais de nove meses, a cidade está em estado de emergência.

Tanques comunitários abastecidos por carros-pipa foram colocados nos bairros da cidade, mas, como a demanda é grande, a aglomeração de moradores muitas vezes termina em tumulto numa verdadeira ‘briga’ pela água.

Os carros-pipa são abastecidos com água trazida de outras cidades vizinhas. O pedreiro Gilmar Santos conta que chega a faltar ao trabalho para conseguir encher os baldes. “Já perdi dois dias de trabalho aqui tentando pegar água”, reclama.

A prefeitura da cidade informou que a estiagem prejudica a normalidade da distribuição e fornecimento de água potável para a população de diversos bairros, povoados e distritos, além de comprometer o funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches e clínicas.

G1