Cidades do sudoeste da Bahia têm previsão de temperaturas abaixo de 10° C nesta sexta-feira

Pelo menos cinco cidades do sudoeste da Bahia têm previsão de menos de 10° C para esta sexta-feira (20). Como efeito da massa polar que ocasionou as baixas temperaturas na região há pouco mais de 24 horas, Rio de Contas, Barra da Estiva e Ibicoara têm previsão de 7° C, enquanto Maracás registra 8° C e Barra do Choça tem mínima prevista de 9° C.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da baixa temperatura, os municípios são atingidos por fortes ventos, entre 15 km/h e 30 km/h, o que provoca uma sensação térmica de quatro graus a menos que o registrado pelos termômetros.

Todas as cidades ficam em região de planalto e estão localizadas a mais de 900 metros acima do nível do mar, o que propicia o tempo frio.

As temperaturas baixas permanecem durante o fim de semana e os climatologistas alertam para a alta amplitude térmica – a alta diferença prevista entre o mínimo e o máximo registrado – que pode ocasionar problemas respiratórios.

A frente fria que atinge parte da Bahia provoca forte chuva na região norte da Bahia. Moradores da cidade Curaçá registraram imagens do Riacho do Gato, que transbordou após as precipitações.

A população celebrou a chegada da chuva na região, bastante seca, e que melhora as condições de plantações na zona rural do município.