As intensas chuvas que atingem a Bahia desde o último fim de semana resultaram na morte de uma pessoa, 87 desalojados, sete desabrigados e quatro cidades em situação de emergência: Salvador, Ribeira do Pombal, Wanderley e Gandu.
Em Salvador, na quarta-feira (27), três pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, e o Colégio Marinha Tavares, no bairro de Saramandaia, foi transformado em ponto de apoio para os afetados.
No mesmo bairro, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) realizou o resgate de uma criança, que foi encaminhada ao Hospital do Subúrbio. Além dela, um homem, de 30 anos, e uma mulher, de 33 anos, também foram resgatados com vida. Um jovem, de 23 anos, não resistiu e morreu enquanto estava deitado em sua cama, atingido pelo desmoronamento de sua residência.
Na manhã desta quinta-feira (28), o Corpo de Bombeiros continua as buscas por um jovem de 18 anos. Segundo relatos da família, ele estava em casa se preparando para ir ao estágio no momento do deslizamento de terra.
Também na capital, na noite de terça (26), um casarão desabou na Barroquinha, com o desabamento parcial de um prédio comercial. Ninguém ficou ferido, mas moradores do entorno tiveram que deixar seus imóveis.
Em Gandu, 64 pessoas estão desalojadas, sete desabrigadas e mais de 300 foram afetadas pelas chuvas. Wenceslau Guimarães registrou 23 desalojados e 240 pessoas impactadas. Além disso, municípios como Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália estão em alerta devido às condições climáticas.
Uma adolescente, de 12 anos, desapareceu após cair em um bueiro em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Ela ainda não foi localizada. As buscas, interrompidas às 20h de quarta-feira (27), foram retomadas nesta madrugada. O incidente ocorreu na Avenida Lauro de Freitas, no bairro Urbes, durante uma forte chuva, quando ela voltava da escola.
Diante do cenário, o Governo do Estado informou que intensificou as ações de apoio e assistência às vítimas, incluindo resgates, instalação de abrigos e monitoramento dos impactos.
Estradas
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra-BA), a situação das rodovias baianas está sendo monitorada desde o início do período crítico das chuvas. Ocorrências como o deslizamento de terra com queda de árvores na BA-528, próximo ao Parque do Derba, já foram solucionadas, com o tráfego totalmente liberado. Na BA-245, entre Ibitiara e Ibipitanga, os reparos na área afetada estão em andamento e devem ser concluídos até a primeira quinzena de dezembro.
Ações para municípios em situação de emergência
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) informou que atua no apoio aos municípios que decretarem situação de emergência e tenham a homologação deste processo para que, através da parceria com as prefeituras, cheguem benefícios como aluguel social, aquisição de alimentos, além de alojamentos provisórios.
Com Salvador em situação de emergência e alertas para municípios como Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, o Governo disse que segue monitorando os impactos das chuvas e atualizando as informações sobre os danos.
Bnews
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias