Chuva alaga ruas e provoca transtornos em cidades do sul da Bahia

Carro boiando em rua de Guanambi no sudoeste da Bahia após chuva forte — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cidades do extremo sul da Bahia estão em alerta nesta segunda-feira (8) por causa do temporal que atinge a região desde o fim de semana. Grandes volumes de chuva foram registrados, além de deslizamentos de terra e alagamentos.

Em Porto Seguro, um dos principais polos turísticos da Bahia, a Defesa Civil informou que foram registrados mais de 75 milímetros de volume de chuva em menos de 24 horas.

No domingo (7), houve deslizamentos de terra. Pelo menos três famílias ficaram desabrigadas e duas desalojadas. Além disso, várias ruas tiveram pontos de alagamentos em bairros perífericos.

No povoado de Monte Alegre, que pertence ao município de Guaratinga, o rio Buranhém subiu cerca de cinco metros e encobriu uma ponte que faz a ligação entre a sede e a zona rural. O rio nasce no estado de Minas Gerais e passa por municípios como Eunápolis, que está em alerta, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Não há registro de feridos ou desabrigados nesses dois municípios.

A chuva forte já era esperada na região. Segundo Inmet, a causa é a prevalência de alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Chuva alaga ruas e provoca transtornos em Vitória da Conquista
Chuva causa rompimento de ponte e impede deslocamento de moradores em comunidade rural de Caetité
Cidades da região sudoeste também enfrentaram transtornos no fim de semana, por causa de temporais. Em Guanambi, por exemplo, no sábado (6) choveu 50 milímetros, volume considerado elevado por especialistas. Ruas ficaram alagadas e até mesmo um carro boiando em uma via foi registrado por moradores.

G1


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh