Centro de canoagem de Ubaitaba será inaugurado em janeiro, diz secretário da Setre

Com construção autorizada em 2017 pelo governador Rui Costa (PT), o Centro de Treinamento para Canoagem de Ubaitaba pode finalmente ser inaugurado na primeira quinzena do próximo mês de janeiro. De acordo com Davidson Magalhães, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), houve um atraso na conclusão da obra por causa de um problema no píer do local.

“No centro de Ubaitaba está sendo construído o píer, porque teve um problema no encaminhamento da obra e por isso tivemos que fazer algumas modificações. Isso implicou em nova licitação, nova tomada de preço.

Então, em janeiro a gente deve inaugurar Ubaitaba”, afirmou o secretário em entrevista ao Bahia Notícias. “Estava programado para ser inaugurado em dezembro agora, mas houve um problema que foi essa necessidade de fazer o píer e essa expansão do píer não estava prevista no projeto inicial. Então nós tivemos que fazer um adendo a esse projeto e isso aí teve aqueles trâmites burocráticos de processo licitatório e etc. Então, estamos concluindo Ubaitaba, que deverá ser inaugurado na primeira quinzena de janeiro. Já está na agenda do governo essa inauguração”, completou.

Davidson Magalhães explicou que o problema no píer de Ubaitaba é semelhante ao que ocorreu no centro de Itacaré (relembre aqui), que mesmo após a inauguração não foi aberto aos atletas. Em agosto de 2018, o presidente da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), Rodrigo Ferreira, informou ao BN que resíduos deixados por uma balsa que estava no píer impediam o acesso ao equipamento. Na época, o então titular da Setre, Vicente Neto, prometeu que os centros de Ubatã e Ubaitaba ficariam prontos no mês seguinte.

Arte Divulgação / Sudesb

Davidson explicou que “um assolamento ali termina dificultando para o pessoal da canoagem”. “Estamos trabalhando nessa ideia de ter um píer que viabilize melhores condições para o pessoal da canoagem”, defendeu. “As obras estavam até aceleradas, inclusive vou fazer uma vistoria na semana que vem. Mas é melhor ficar para janeiro o processo de inauguração. Inclusive, vamos até ver se Isaquias Queiroz estará por aqui nesse período para participar, porque também é resultante daqueles programas sociais que desenvolvemos lá”, continuou, se referindo ao campeão olímpico de 2016.

Problema no píer do centro de Itacaré atrasou a entrega do equipamento aos atletas | Foto: Divulgação

Além de Ubaitaba, outro centro de treinamento para canoagem que está em fase final de construção é o de Ubatã. Davidson Magalhães garante que o equipamento será entregue até o final de fevereiro. “Ubatã, acho que até o final de fevereiro a gente inaugura”, finalizou.

O governo da Bahia investiu cerca de R$ 1 milhão na construção do Centro de Treinamento para Canoagem em Itacaré. No de Ubaitaba, foi divulgado inicialmente que seria aplicado R$ 1,2 milhão.