Camaçari volta a registrar 100% de taxa de ocupação de leitos destinados a Covid-19

Após um período de queda e estabilidade na curva epidemiológica, a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), voltou a alcançar 100% na ocupação dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19. De acordo com a secretaria da Saúde do município,apenas na última semana foram confirmados 292 novos casos.

Ainda de acordo com a pasta, a cidade está com com quatro pacientes na fila de espera por um leito. Há 20 dias, o quadro era bastante diferente, no qual os leitos clínicos tinham ocupação média de 40% e UTI de 75% e não havia nenhum pedido por leitos na fila de espera. O secretário da Saúde, Elias Natan, fez um alerta à população. “Mesmo quando estávamos com um quadro de relativa estabilidade eu já vinha ressaltando a necessidade de evitarmos aglomerações, usarmos a máscara e o álcool em gel. Não podemos vacilar em nenhum momento, senão o cenário que vivemos no pico da segunda onda acontecerá de novo numa terceira onda ainda maior”, afirmou.

De acordo com a gestão, até segunda-feira (31) já foram vacinados com a primeira dose 48.037 pessoas e com a segunda dose 18.361 pessoas. “Para criar uma barreira epidemiológica e assim conter o avanço do vírus precisamos ter vacinado 60% a 80% da nossa população. E a quantidade insuficiente de doses que temos recebido tem atrapalhado. A Sesau está preparada para atingir essa meta este ano, desde que recebamos vacinas suficientes”, disse Natan.