Brumado deve reabrir escolas este mês e será primeira cidade baiana a retomar aulas

As aulas presenciais da rede municipal de ensino de Brumado, no sudoeste da Bahia, serão retomadas já em 21 de setembro. Esta é a terceira vez que a prefeitura da cidade decide pela volta às aulas e, caso a decisão seja mantida desta vez, o município será o primeiro da Bahia a reabrir as escolas.

Segundo o portal 97 News, o prefeito da cidade Eduardo Vasconcelos (PSB) afirmou em entrevista a uma rádio local que esta é a “última janela” para o retorno das aulas sem correr o risco de perder o ano letivo. Ele ainda afirmou que medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus serão tomadas.

“A gente fez várias tentativas, mas agora eu diria que é a última janela, sob pena de perdermos o ano. (…) Manteremos a redução do número de alunos por sala de aula, manteremos o espaçamento entre as cadeiras. Além do uso de álcool gel e secador para higienização das mãos e o uso de máscaras protetivas”, afirmou Vasconcelos.

A portaria divulgada pela prefeitura determina que os estudantes, professores e funcionários devem receber das escolas materiais de higiene e desinfecção. Fica estabelecido ainda a necessidade de medição de temperatura, distância de no mínimo um metro entre cada pessoa e escalonamento de entrada e saída das turmas nos colégios. O uso de máscara será obrigatório

Na Bahia, o retorno às aulas presenciais está suspenso por um decreto estadual até o dia 13 de setembro. No entanto, as prefeituras podem decidir pela reabertura em um âmbito municipal. Na quarta-feira (09), o governador Rui Costa (PT) afirmou que as cidades que possuem menor taxa de contágio da Covid-19 podem retornas as aulas com segurança.

“Aquela região [Sertão Produtivo, no sudoeste da Bahia] é a com menor taxa de contaminação. Desde o início, as taxas sempre foram muito baixas. Se o município está seguro, não vejo porque não retomar”, afirmou durante entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Academia da Saúde no bairro de Pirajá, em Salvador.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela gestão municipal, Brumado possui 1.003 casos confirmados de coronavírus, com 12 óbitos, 100 ativos e 891 curados.

Varela