Bolsonaro diz que “o povo está vibrando” com flexibilização para compra de armas

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse na tarde do último domingo (14), que “o povo tá vibrando” com os decretos assinados por ele para facilitar o acesso a armas de fogo. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Bolsonaro está em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina. Está hospedado no Forte Marechal Luz com familiares. Mais cedo, o filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), falou sobre o assunto com apoiadores. Perguntou se estavam felizes com os decretos.

Na última sexta-feira (12), o Planalto publicou 4 decretos que facilitam o acesso a armas de fogo. De acordo com o governo, “a medida desburocratiza procedimentos, aumenta clareza sobre regulamentação, reduz discricionariedade de autoridades e dá garantia de contraditório e ampla defesa”.

Entre as principais mudanças está o aumento no número máximo de armas que cada cidadão pode ter. Também, a quantidade máxima de munição que pode ser comprada por ano. Os decretos entram vigor em 60 dias.