Aos gritos de “faxina geral” e ao som de hinos brasileiros, um grande grupo de bolsonaristas invadiu a Esplanada dos Ministérios a fim de manifestar-se contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (8/1). Alguns estão, inclusive, protegidos com máscaras de gás.
Por volta das 14h40, os extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuvas de bombas de gás lacrimogênio. Um carro da Polícia Militar do DF, inclusive, caiu no espelho d’agua do local.
Parte dos extremistas seguem à região central da capital da República com pedaços de pau na mão. Enquanto desciam pelo Eixo Monumental, sentido Rodoviária, algumas pessoas jogaram garrafas de água em um carro, no qual o motorista buzinou e fez o sinal do “L”, referência ao chefe do Executivo Federal.
Já na altura do Estádio Nacional Mané Garrincha, um caminhão com águaofereceu a substância aos bolsonaristas, que recusaram por acusarem o vendedor de “petista”. “Não compre água dele, ele é petista”, gritou um manifestante.
Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) pararam parte dos extremistas que estavam armados e começaram a revistá-los. Junto dos pertences dessas pessoas havia ainda outras armas brancas, que poderiam ser utilizadas para violência.
Ao passarem próximos aos hotéis do Setor Hoteleiro Norte, hóspedes balançaram bandeiras em apoio a Lula e receberam gritos “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. A polícia precisou interromper o trânsito de duas faixas do Eixo Monumental, sentido Rodoviária, para garantir a segurança dos protestantes.
Metropoles
Assista:
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias