Banco do Nordeste de Ipiaú realiza prestação de contas e apresenta resultado do Prodeter

No dia 15 desse mês, o gerente geral da unidade de Ipiaú, Antônio dos Santos Araújo, realizou uma reunião virtual para prestação de contas dos recursos aplicados no município de Ipiaú, referente ao ano de 2020.

“Em um ano atípico por conta da pandemia Covid-19, mesmo assim conseguimos aplicar um expressivo valor de 19,5 milhões de reais, pulverizados em 4.234 operações”, informou Araújo.

Ele explicou ainda que o Banco do Nordeste atua em todos os seguimentos: do mini produtor pronafiano do Grupo B, com financiamento de até R$5 mil reais, ao pequeno, médio e grande empresário, contemplando todas as atividades econômicas desenvolvidas em Ipiaú (rural, indústria, agroindústria, comércio e serviços).

O agente de desenvolvimento, Antônio Rodrigues dos Santos, apresentou o Plano de Ação Territorial (PAT) do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER) – atividade cacauicultura / SAF, que é uma estratégia do Banco para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da Região.

Explicou a metodologia do programa, informando que o lançamento ocorreu em 23 de outubro de 2019, no Sindicato Rural de Jequié, assinalando também as ações realizadas no ano de 2020. “O objetivo do PAT/Prodeter é dobrar a produtividade do cacaueiro para os agentes econômicos integrantes do projeto dos municípios de Jequié, Jitaúna e Ipiaú, em três anos (a média é de 25@/ha/ano), respeitando o meio ambiente”, informou Rodrigues.

O vice-prefeito Cezário Costa, elogiou as ações do Banco do Nordeste, como também o programa Prodeter.”Vou-me inteirar mais sobre o programa Prodeter para poder contribuir efetivamente nas futuras reuniões do Comitê Gestor Municipal (CGM). Informou ainda que o município tem como grande meta a implantação do polo industrial, para buscar atrair possíveis empresas fornecedoras da mineradora Atlantic Nickel, além de outras possibilidades junto ao governo do estado. “Em breve pretendemos convidar o Banco para participar das discussões sobre financiamentos para as empresas que, provavelmente, vão aportar em nosso município”, pontuou Cezário.

O secretário de agricultura, Poleandro Santos, disse que está providenciado a aplicação dos questionários da pesquisa de campo do Prodeter com apoio da Associação dos Produtores do Braço Pequeno. “Estamos nos organizando na secretaria para visitas às associações de produtores rurais do município, em parceria com o Banco do Nordeste”, informou o secretário.

Participaram da também da reunião virtual Ezequias Santos – coordenador do Agroamigo-Ipiaú; e Sofia Barbosa – coordenadora substituta do Crediamigo – Ipiaú.

Ascom BN


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh