Baianos elaboram aplicativo para monitoramento de óleo no mar

Cinco estudantes baianos criaram um aplicativo que monitora a chegada de óleo no litoral do nordeste. A plataforma foi desenvolvida durante um evento na Hub Salvador ,um dos melhores espaços de coworking do país, localizado no Terminal Marítimo, bairro do Comércio. O programa já teve mais de 15 mil acessos em duas semanas.

O aplicativo pode ser acessado pelo computador e pelo celular e todos, de qualquer local do país, podem contribuir com dados e informações, que serão avaliadas pelo grupo.

A plataforma mostra o mapeamento sobre as manchas de óleo e o grau de contaminação. O programa foi criado durante o “Hackathon”, realizado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que ocorreu na Hub. O evento reuniu estudantes e profissionais com o objetivo de encontrarem soluções de desafios dados pela organização. O tema desse ano foi o ‘Planeta Terra’.

O sistema criado, ficou em 2º lugar na competição e está representando o Brasil no mundial. O resultado sai em fevereiro de 2020, nos Estados Unidos. Para que eles conheçam a NASA, é necessário que o grupo fique entre os seis finalistas.

Varela